PTB desiste de rever apoio e mantém aliança com Serra no 2º turno

PTB desiste de rever apoio e mantém aliança com Serra no 2º turno

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:10

"Meus companheiros de partido me convenceram a manter a coligação com Serra", disse Roberto Jefferson via Twitter O PTB decidiu manter apoio ao presidenciável José Serra (PSDB) no segundo turno. Apesar da pressão de setores do partido para apoiar Dilma Rousseff (PT), o presidente nacional da sigla, Roberto Jefferson, anunciou na noite desta quarta-feira pelo Twitter que o PTB ficará coligado ao tucano.

“Sou presidente do PT. Meus companheiros de partido me convenceram a manter a coligação com Serra. Assim será. Serra presidente”, escreveu Jefferson no seu microblog. Depois, em mensagem de texto enviada à reportagem do iG, ele reafirmou a decisão. “Mantido”.

Desde a semana passada, a Executiva Nacional do partido manteve reuniões para reavaliar o apoio formal a Serra concedido no segundo turno. O presidente do PTB chegou a defender a tese de neutralidade. "Prefiro não apoiar nem Dilma nem Serra", disse na semana passada.

Ainda no primeiro turno, Jefferson fez críticas a Serra e mostrou seu descontentamento com a condução da campanha tucana. Na véspera da votação no dia 3 de outubro, o presidente do PTB chegou a anunciar que votaria em Plínio de Arruda Sampaio (PSOL).

No primeiro semestre, Jefferson articulou a aliança com o PSDB apesar de setores do partido preferirem a coligação com Dilma Rousseff (PTB). Os líderes do PTB no Congresso, Gim Argello (Senado), e Jovair Arantes (Câmara), eram os principais defensores da petista.

Deputado reeleito por Goiás, Jovair apoiou Marconi Perillo como candidato ao governo e Dilma para presidente. Ele, no entanto, ficou decepcionado com a petista. “Política é feita de gestos. E não houve gestos”, disse ao iG no último dia 5.

Outro dilmista insatisfeito foi o senador Fernando Collor de Mello, candidato do PTB ao governo de Alagoas. Ele não conseguiu chegar ao segundo turno e achou que foi prejudicado pelo PT no Estado. Do lado de Dilma, o principal defensor atual é o senador eleito Armando Monteiro (PE).

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições