PV nega aproximação de Marina com PSDB após apoio a Aloysio Nunes

PV nega aproximação de Marina com PSDB após apoio a Aloysio Nunes

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:12

A cúpula da campanha de Marina Silva à Presidência negou nesta quarta-feira qualquer aproximação com o PSDB, após o apoio que o candidato tucano ao Senado, Aloysio Nunes, deu ao candidato verde Ricardo Young, que também concorre ao Senado em São Paulo.

Na tentativa de neutralizar a transferência do segundo voto para Marta (PT) e Netinho (PCdoB), Aloysio deu a entender ontem em Itu, interior de São Paulo, que vai votar em Ricardo Young na segunda vaga para o Senado Federal. O evento de confraternização entre as duas forças foi armado por um prefeito do PV, que costurou a aliança informal entre os dois candidatos ao Senado.

O apoio dos tucanos levantou suspeitas de que PSDB e PV já ensaiam apoio mútuo caso a eleição presidencial vá para o 2° turno. As suspeitas são reforçadas pelo apoio que o candidato Fernando Gabeira recebe de José Serra, no Rio. Além de apoio formal e explícito, o PSDB vem repassando dinheiro para a campanha de Gabeira ao governo fluminense.

O presidente do PV de São Paulo, Maurício Busadim, admitiu que há uma intenção do partido em se aproximar do PSDB, mas visando o apoio dos tucanos para o projeto verde. “Nesse momento da campanha, o que a gente menos quer é criar atrito com os tucanos. A Marina está crescendo e a gente vai precisar do apoio deles no segundo turno”, disse.

Busadim também afirmou que a manobra feita por Aloysio Nunes em São Paulo também pode acontecer com Germano Rigotto (PMDB-RS) e Itamar Franco (PPS -MG), que buscam neutralizar o avanço do PT na corrida para o Senado de São Paulo. Ele disse que os dois candidatos já procuraram o PV para tentar uma aproximação na reta final.

O coordenador da campanha de Marina, João Paulo Capobianco, descartou, porém, qualquer chance de conversa entre as duas campanhas antes do fim das apurações. Segundo Capobianco, o apoio de Aloysio a Young é “apenas programático e não pragmático”.

“Eles (os tucanos) ofereceram apoio ao Ricardo e ele foi na condição de receber apoio, não de dar apoio. A mesma discussão se deu quando o Serra resolveu apoiar o Gabeira no Rio. O PV tem um programa. Se um partido qualquer aderir a este programa e manifestar apoio, não tem nenhum problema”, avaliou o coordenador.

O próprio Ricardo Young diz que o movimento de aproximação entre tucanos e verdes tem a única finalidade de neutralizar o avanço de Netinho e Marta Suplicy no Estado. De acordo com ele, é difícil avaliar quem saíra ganhando mais nessa dobradinha com os tucanos. “Para o Aloysio é interessante porque neutraliza a migração de votos para os adversários. No meu caso, minha visibilidade aumenta, assim como as chances de chegar ao menos entre os quatro mais votados”, analisou.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições