Rick Riordan reiventa mitologia egípcia em "A Pirâmide Vermelha"

Rick Riordan reiventa mitologia egípcia em "A Pirâmide Vermelha"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:03

Rick Riordan reinventou a forma de contar mitologia grega para os jovens com sua série "Percy Jackson e os Olimpianos". Na história, um jovem norte-americano descobre que é um semideus, filho de Poseidon, e que precisa enfrentar desafios se quiser se manter vivo. Com isso, seres mitológicos e outras lendas aparecem e incrementam a história.

As aventuras de Percy acabaram. "O Último Olimpiano", livro que encerra a saga, foi lançado nos Estados Unidos em maio e em agosto no Brasil. Best-seller em muitos países, Riordan rapidamente se dedicou à outra trama. Publicado juntamente com o fim da outra série, "A Pirâmide Vermelha" chega ao Brasil pela editora Intrínseca.

Assim como aconteceu com os gregos, este volume inaugura uma nova saga, desta vez tendo a mitologia egípcia como ponto principal. Da mesma forma que o outro, os protagonistas são jovens chegando à adolescência. Mesmo se tratando de outra trama, o autor não esquece seu trabalho anterior, tendo referências ao Monte Olimpo estar em Manhattan agora.

Narrada sob dois pontos de vistas, conta a história de Carter e Sadie Kane. Os dois são irmãos, mas se veem apenas duas vezes ao ano. A mãe deles morreu quando eram crianças, há seis anos. Desde então a garota tem sido criada com os avós maternos em Londres, enquanto o menino vive viajando o mundo com seu pai arqueólogo.

Por conta da pouca convivência os dois garotos são quase estranhos. Quando estão juntos, outro fator causa estranheza. Ela é loira e com a pele muito clara, como sua mãe, e o garoto puxou o pai, cuja ascendência vem do norte da África. Isto faz com que o menino sofra muito preconceito e seu pai o obrigue a agir sempre corretamente.

A história, supostamente transcrita de uma gravação encontrada por Riordan, começa na véspera de Natal, data em que Sadie recebe a visita do pai e do irmão. O passeio escolhido por Julius Kane é o British Museum, mas à noite e com segundas intenções. Ele está atrás da Pedra de Roseta, artefato que ajudou a decifrar os hieróglifos.

O objetivo do arqueólogo é libertar deuses egípcios que estão presos em locais de grande poder da Antiguidade. Neste momento ele liberta Set, que o prende em um sarcófago e desaparece sob a terra. Os dois meninos estavam presentes neste momento e sofrem as consequências deste ato.

Da Inglaterra são levados para Nova York por seu tio Amós, irmão de seu pai. Em uma mansão protegida por magia e com um macaco como mordomo, eles descobrem que descendem dos grandes magos do Egito. Seus pais faziam parte da Casa da Vida, instituição real que reunia o conhecimento dos sacerdotes, e que teria resistido ao tempo. Mais do que isso, os dois são os mais poderosos a nascer em eras, carregando a herança de duas famílias ancestrais e sangue de faraós.

Agora os dois precisam deter Set e seu plano de aniquilar a humanidade, salvar o pai que está em algum lugar com o deus, desenvolver seus poderes, descobrir o que realmente aconteceu com sua mãe e escapar da perseguição dos outros magos da Casa da Vida. Tanta confusão e este é apenas o primeiro volume, cuja continuação ainda não tem data de lançamento.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições