Rio terá Dia Mundial sem Carro

Rio terá Dia Mundial sem Carro

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:29

No próximo dia 22, a cidade do Rio adere à campanha do Dia Mundial sem Carro, uma iniciativa que já é um sucesso em grandes capitais do mundo e tem como objetivo estimular o uso do transporte público e de outras alternativas de locomoção, como a bicicleta e a caminhada em trajetos curtos.

Entre as ações previstas para o dia no Rio, a principal será a proibição do estacionamento no quadrilátero que tem como limite a Rua Santa Luzia, a Avenida Presidente Antônio Carlos, a Rua da Assembleia e a Avenida Rio Branco, todas no Centro da cidade. Esse trecho concentra 510 vagas entre o Rio Rotativo e vagas oficiais.

No Buraco do Lume, também no Centro, haverá atividades culturais e educativas, sempre com o intuito de estimular a reflexão da população sobre o uso excessivo dos carros.

Nos prédios municipais, também será proibido o estacionamento de carros, com exceção apenas para os veículos operacionais. Serão sorteados passes de bicicletas públicas entre os servidores.

Limite de velocidade em Copacabana será de 30 km

Já em Copacabana, na Zona Sul, será criada a Zona 30, onde ruas residenciais terão limite de velocidade reduzido a 30 km. O objetivo é proporcionar uma relação amigável entre motoristas, ciclistas e pedestres. A ciclofaixa da Rua Xavier da Silveira também será aperfeiçoada.

Segundo a prefeitura, na Região Metropolitana, apenas 3% dos deslocamentos são feitos por bicicleta, enquanto que em Copenhage, na Dinamarca, o número chega a 33%.

Todas as medidas foram anunciadas nesta terça-feira, 15 de setembro, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul. O evento contou com a participação do secretário municipal de Transportes, Alexandre Sansão, e o do secretário de Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, que veio representando o prefeito Eduardo Paes, que está em Paris.

O Dia Mundial sem Carro vai mobilizar as secretarias de Meio Ambiente, Transportes, Ordem Pública, Saúde e Defesa Civil, Educação, Cultura, Esportes e Lazer, e Envelhecimento Saudável e Qualidade de Vida; além da CET-Rio e da Guarda Municipal. A iniciativa conta ainda com a parceria do Governo do Estado, do Institute for Transportation and Development Policy (ITDP), da ONG Transporte Ativo, da Fetranspor, SuperVia e Metrô Rio.

Como surgiu

O Dia Mundial sem Carro foi criado na França, em 1998, e foi adotado por vários países europeus em 2000. Na Europa, a chamada Semana Europeia da Mobilidade, que acontece de 16 a 22 de setembro, inclui várias atividades.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições