RJ-116 está interditada por causa de queda de barreiras em Nova Friburgo

RJ-116 está interditada por causa de queda de barreiras em Nova Friburgo

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A forte chuva que castiga a Região Serrana do Rio também causa transtorno nas estradas. A RJ-116, que liga Itaboraí, Macuco e Nova Friburgo está interditada. De acordo com a concessionária Rota 116, há 20 trechos de queda de barreiras, só com meia pista livre, e outros sete pontos completamente bloqueados por terra, pedra e lama que desceram das encostas.   Na Rio-Juiz de Fora (BR-040), o tráfego é normal na Serra de Petrópolis. Os problemas começam a partir de Itaipava, onde o trânsito tem de ser feito em meia pista, no sentido Rio, nos kms 8, 12, 52 e 63. Já quem segue para Juiz de Fora encontra tráfego em meia pista no km 9, devido a queda de barreiras, de acordo com a Concer.

Na estrada Rio-Teresópolis, o tráfego está liberado do Rio até Teresópolis. No entanto, segundo a concessionária CRT, a partir do km 89 a estrada está interrompida devido a queda de barreira. O motorista tem de entrar na primeira entrada, em Soberbo, em Teresópolis, para seguir viagem na direção de Além Paraíba.

Catorze mortos

Pelo menos 14 pessoas já morreram na Região Serrana desde terça-feira (11). Só em Teresópolis, o secretário de Planejamento da cidade, José Alexandre, confirmou 11 vítimas na manhã desta quarta (12). Em Nova Friburgo, bombeiros confirmam outras três mortes e três bombeiros soterrados durante um resgate a vítimas. A assessoria do Corpo de Bombeiros no Rio informou que quatro homens da corporação morreram soterrados em Friburgo, mas a Defesa Civil local não confirma esses óbitos.

Segundo o major Gil Kempers, do Centro de Operações do Corpo de Bombeiros, foram registrados mais de cem chamados na Região Serrana, sendo que 42 foram de deslizamentos de terra. Ainda segundo ele, a maioria com vítimas.

De acordo com o secretário José Alexandre, a Defesa Civil de Teresópolis registrou seis mortes no bairro de Poço dos Peixes, três óbitos em Bonsucesso, que fica no interior da cidade, uma morte no bairro de Parque do Imbuí e uma na Barra do Imbuí.

Ainda segundo José Alexandre, todas as mortes aconteceram em locais de risco ou em beiras de rio. Parte de Teresópolis está sem luz e telefone. “Parte da cidade está sem luz. O prefeito está reunido com secretários para discutir medidas”, afirmou o secretário.

Bombeiros soterrados em Nova Friburgo

Em Nova Friburgo, três bombeiros soterrados nesta manhã quando faziam um resgate no Centro da cidade ainda são procurados. As informações são do chefe da Defesa Civil da cidade, coronel Roberto Robadey. Segundo ele, equipes foram enviadas ao local para retirar os bombeiros debaixo da terra. O município já registrou pelo menos 30 deslizamentos de terra nas últimas horas.

Entre as vítimas há um idoso e uma criança que estavam num imóvel que desabou na Rua São Roque, no Bairro de Olaria, em Nova Friburgo. Ainda não há informação onde a terceira vítima foi encontrada. No município, várias ruas estão alagadas e até caminhões têm dificuldade de circular pela região. Há registro de quedas de barreiras em diversos pontos.   Em entrevista ao Bom Dia Rio, o subcomandante estadual do Corpo de Bombeiros, José Paulo Miranda,  disse que a situação é mais grave no município de Nova Friburgo, onde houve pelo menos 80 chamados de socorro. Ele informou que equipes do Rio estão seguindo para o local para ajudar no resgate. Segundo ele, o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Paulo Machado, foi para Friburgo de madrugada, para coordenar as operações na cidade.

Em outros municípios, como Itaipava e Teresópolis, também ocorreram deslizamentos de barreiras. O Corpo de Bombeiros ainda não divulgou um balanço com o número total de vítimas nessas cidades.

Segundo o major Kempers, equipes que trabalharam no Haiti e no Morro do Bumba, em Niterói, foram convocadas para ajudar no resgate nessas cidades.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições