RJ prepara transferência de Nem para outro estado, diz Cabral

RJ prepara transferência de Nem para outro estado, diz Cabral

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

O governador do Rio, Sérgio Cabral (PMDB), disse, nesta quinta-feira (10), que vai pedir ao Ministério da Justiça a transferência do traficante Antônio Bonfim Lopes, conhecido como Nem , apontado como chefe do tráfico de drogas na Rocinha, na Zona Sul do Rio de Janeiro. Ele foi preso por policiais militares do Batalhão de Choque na madrugada desta quinta.  

"O Nem é um marginal que era líder da criminalidade da região da Rocinha. Vamos mandar para fora do Rio. Já estamos preparando a papelada", afirmou o governador em entrevista concedida à rádio CBN . Cabral afirmou que deve receber a visita do Ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, para assinar convênios de qualificação de jovens na região da Rocinha e espera receber uma confirmação rápida sobre a liberação de vaga em uma penitenciária federal de segurança máxima.

"Sem dúvida, mais um dia de conquista do nosso Rio de Janeiro, fruto da parceria da União, das Forças Armadas, do trabalho de policiais militares e civis e do secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame. O Rio busca a retomada de seus territórios que foram abandonados ao longo dos tempos e que foram tomados pelo poder paralelo", disse o governador.

Segundo Cabral, a operação de tomada da Rocinha não será interrompida por conta da prisão de Nem. "Os policiais militares e civis estão motivados. A coleta de dados permitiu a prisão dele. Temos de olhar para essa grande maioria de policiais. Se tem um ou outro que não presta, estes serão punidos. Vamos buscar a valorização do Rio. A marca Rio conquistou um patamar que jamais vamos ter. A coisa que mais me angustia é que ainda há territórios ocupados pelo poder paralelo. O trabalho no Vidigal e na Rocinha não acabou."

O governador afirmou ainda que fuzileiros navais da Marinha vão entrar junto com a PM na Rocinha. "Esta é uma grande celebração no Rio. Esse prosseguimento de conquistas não será interrompido. São lugares bonitos e privilegiados e que foram crescendo sem nenhum controle de infraestrutura, segurança e saneamento. O índice de tuberculose nessa região é um dos mais altos do país. Nesses três anos de obras do PAC e em cinco de governo pude conviver cada vez mais perto com essa população. Para mim, hoje é um dia de alegria. Não há vitorisoso, o povo é o vencedor porque acreditou nessa política de segurança."

A prisão do traficante

Policiais militares do Batalhão de Choque prenderam, no início da madrugada desta quinta-feira, o traficante Nem. Ele foi capturado pouco depois da meia-noite, na Lagoa, também na Zona Sul, quando tentava fugir escondido no porta-malas de um carro preto. No veículo ainda estavam mais três homens, que também foram presos.

A prisão foi consequência da ação de homens do Batalhão de Choque, que faziam revistas nos acessos à comunidade da Rocinha. O carro onde estava o traficante foi interceptado no local, mas os dois homens que estavam no veículo se negaram a abrir o porta-malas. Segundo a polícia, um deles se apresentou como funcionário do Consulado do Congo e o outro como advogado. Diante da negativa, a polícia dediciu escoltar a dupla até uma delegacia.

Mas, segundo a polícia, no trajeto para o distrito policial os ocupantes do carro pararam na região da Lagoa. Os agentes contaram que os homens teriam oferecido propina de até R$ 1 milhão para serem liberados e seguirem viagem. Os policiais não aceitaram o suborno. A Polícia Federal (PF) foi chamada, o porta-malas foi arrombado e o traficante Nem foi detido.

O traficante foi levado em comboio para a sede da PF, na Zona Portuária do Rio. A Coordenadoria de Recursos Especiais (Core) deu apoio à ação.

Ocupação da Rocinha

O Ministério da Defesa vai mandar homens da Marinha e equipamentos militares para a ocupação do morro da Rocinha. Apesar do ministério não confirmar formalmente a participação na operação, o pedido de apoio logístico ao Ministério da Defesa foi feito há cerca de dez dias pelo governador do Rio, Sérgio Cabral.

A previsão é de que a ocupação aconteça no próximo domingo (13).

A Marinha usará na operação os mesmos blindados empregados na tomada das comunidades do Complexo do Alemão e da Vila Cruzeiro, os chamados Clanfs (carros lagartas anfíbios). Os blindados serão operados por fuzileiros navais e também ajudarão no transporte dos policiais militares durante a entrada no morro.

Policiais militares do Batalhão de Polícia Florestal e do Meio Ambiente (BPFMA) fazem várias blitzes no entorno da Vista Chinesa, no Horto, Zona Sul, e também na Floresta da Tijuca, Zona Norte. Segundo o tenente-coronel André Luíz Vidal, o objetivo é encontrar possíveis traficantes que fugiram da Favela da Rocinha.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições