Sabesp abre comportas de mais uma represa por causa das chuvas

Sabesp abre comportas de mais uma represa por causa das chuvas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A Sabesp (Companhia de Saneamento Básico de São Paulo) abriu na manhã desta quarta-feira (12) as comportas da represa Jaguari/Jacareí, que abrange a área de Bragança Paulista, a 85 km da capital. Por causa das chuvas, o nível do reservatório atingiu 95,6% de sua capacidade.

O excesso de água vai direto para o rio Jaguari. Segundo a empresa, a vazão atual é de 40 m³. A Prefeitura de Bragança informou que, até o momento não há problemas de cheias pois o rio suporta esse volume de água. Mas,  no caso de novas pancadas fortes de chuva há a possibilidade de enchente. A cidade de permanece em estado de atenção.

A companhia ressaltou que a represa tem um papel importante na região, uma vez que recebe uma vazão de 118 m³ de água, o que representa cerca de 118 mil litros d'água por segundo.

Os reservatórios do rio Cachoeira, na região de Piracaia, e do rio Atibainha não apresentam risco de extravasamento, tendo em vista que estão com os níveis de água de 49,5% e 53,4%, respectivamente.

Franco da Rocha Na terça-feira (11), também por causa do volume de chuva, a Sabesp abriu as comportas da represa Paiva Castro, que atingiu o nível máximo. A ação fez com que o rio Juquiri transbordasse e alagasse as ruas de Franco da Rocha, na Grande São Paulo. Para circular na área, os bombeiros tiveram de utilizar botes.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições