Saiba como se prevenir de golpes na hora de vender ou comprar carros

Saiba como se prevenir de golpes na hora de vender ou comprar carros

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Depois de um golpe que lesou clientes de uma concessionária na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio, o defensor público Lincoln Lamellas dá as dicas de como se prevenir na hora de comprar ou vender carros.

A primeira coisa, ensina ele, é tentar obter informações prévias da idoneidade da empresa ou da pessoa responsável, antes de começar as negociações.

“Você pode perguntar no mercado como ela funciona, verificar site de reclamações de consumidores, ver se há processos no Tribunal de Justiça. São todas informações que você consegue na internet”, explica Lincoln.

Contrato deve ser por escrito

O contrato por escrito, tanto para quem compra, quanto para quem vende, ou até para quem deixa um veículo numa loja para ser vendido em consignação, é fundamental. “Todo contrato deve ser escrito e com sua regras bem específicas. Neste caso dos carros, deve ter o prazo em que a pessoa vai tentar vender o carro e o preço mínimo do carro e o prazo pra devolver, além da identificação da loja contratada, com CNPJ e o CPF do responsável”, alerta o defensor.

Uma outra forma de se precaver na hora de vender o carro é pedir da loja um cheque visado. “Ele é emitido pelo banco e dá para ter a certeza de que aquele cheque tem fundos”, diz Lincoln, que avisa ainda: quem está comprando um veículo deve estar atento aos cuidados relativos à documentação, se há multas ou impostos pendentes.

Golpe

O golpe da revendedora de carros, resgistrado na 16ª DP (Barra da Tijuca) já recebeu 23 queixas. As vítimas deixaram o carro para vender na loja, mas de uma hora para outra, o estabelecimento fechou e o dono sumiu.

“Eu vou lutar até o final, vou me arrastar. Não vi um tostão dos R$ 14 mil. Quero um carro ou o dinheiro”, disse o professor José Favieri, uma das vítimas.

A TV Globo também tentou falar com o proprietário da revendedora, mas ele não foi encontrado. O dono da Rally Veículos prestou depoimento na delegacia. Aos policiais, ele alegou que pretendia vender a casa onde mora para saldar dívidas. Ele foi indiciado por estelionato.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições