MENU

São Paulo registra fuga de caminhão e explosão de utilitários

São Paulo registra fuga de caminhão e explosão de utilitários

Atualizado: Sábado, 12 Março de 2011 as 10:39

Está cada vez mais difícil culpar os caminhões pelos engarrafamentos do trânsito da cidade de São Paulo. Enquanto toda a frota não para de crescer, a desses veículos pesados de carga tem uma situação atípica: diminui e perde 14 a cada dia.

Segundo reportagem de Alencar Izidoro publicada na edição deste sábado da Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL), são carretas que deixam de rodar por motivos diversos (acidentes, idade, apreensões) ou transferidas para outros municípios --efeito direto das restrições às cargas impostas de dois anos e meio para cá pelo prefeito Gilberto Kassab (DEM).

Em compensação, os carros estão compartilhando as ruas com um novo vizinho. Já não é mais a frota de motos, mas a de camionetas, caminhonetes e utilitários a que mais cresce proporcionalmente.

Na média, diariamente, são incorporados mais de 130 desses pequenos veículos utilizados tanto para lazer como no transporte de cargas, no lugar dos caminhões. O ritmo de crescimento deles --incluindo modelos como Ranger, Strada e Kombi-- é mais de três vezes superior ao de dez anos atrás.

veja também