Sarney diz que 'todas as denúncias foram corrigidas' em sua gestão

Sarney diz que 'todas as denúncias foram corrigidas' em sua gestão

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:58

Prestes a ser reeleito para comandar o Senado pela quarta vez, o presidente da Casa, José Sarney (PMDB-AP), afirmou nesta segunda-feira (31) que todas as denúncias de irregularidades registradas durante sua atual gestão "foram corrigidas". Ele disse ainda que está preparado para lidar com "uma imprensa que sempre é questionadora".

"Nós temos uma imprensa que sempre é questionadora, de maneira que esta é uma Casa colegiada e isso [denúncias publicadas na mídia] até serve de colaboração, porque nós procuramos corrigir aquilo que realmente possa parecer errado, como aconteceu da outra vez [atual gestão], que todas as denúncias foram corrigidas e hoje nós estamos com o Senado perfeitamente ajustado", afirmou Sarney ao deixar o Senado nesta segunda.

O peemedebista irá completar 81 anos em abril e chegou a afirmar, em outras entrevistas, que seria um sacrifício assumir o comando do Senado pela quarta vez. Nesta segunda, ele voltou a explicar o porquê de disputar a reeleição: "Não tive outra solução, porque há unidade do partido e o consenso da Casa também nesse sentido [de apoiá-lo na reeleição]. Só me restava aceitar e prestar mais esse serviço ao Senado e ao país."

Ainda comentando o momento de crise que viveu em 2009, quando uma enxurrada de denúncias envolvendo irregularidades no Senado e favorecimento de apadrinhados políticos atingiu sua gestão, Sarney disse que a reforma administrativa na Casa foi concluída.

"A reforma administrativa foi realizada e depende agora só de implantação e a votação pelo plenário. Mas a grande parte da reforma foi realizada, que foi essa parte relativa à carreira dos funcionários, que hoje está perfeitamente organizada, regulamos o problema de horas extras, o problema de passagens. O plano de carreira votado, extinguimos 1,5 mil funções gratificadas, extinguimos 500 cargos, fizemos concurso e preenchemos, fizemos o plano de reformulação da Casa que foi concluído e enviado para a Comissão de Constituição e Justiça", disse Sarney.

Adversário

Sobre a possibilidade de o PSOL também apresentar um candidato para disputar a presidência do Senado, Sarney se mostrou tranquilo: "É um direito que têm os partidos e nós não podemos interferir na vontade dos partidos."

O processo de escolha do novo comando do Senado, segundo o peemedebista, transcorre com "normalidade absoluta": "Os outros partidos estão se movimentando para escolher os lugares na mesa e o processo está sendo como sempre de normalidade absoluta nesse momento."

Nesta terça-feira (1), o Senado dá posse a 54 senadores eleitos em outubro de 2010 e elege os cargos da nova mesa diretora da Casa. Na quarta (2), o novo Congresso retoma os trabalhos para 2011.

Por: Robson Bonin

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições