Secretaria estuda implantar inspeção mecânica de veículos em SP

Secretaria estuda implantar inspeção mecânica de veículos em SP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:01

A Secretaria Municipal de Transportes de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (10) que irá iniciar em 2011 o projeto para a implantação de uma inspeção mecânica de veículos para melhorar a segurança dos carros que circulam pela cidade, adicional à inspeção ambiental veicular, já obrigatória. Na inspeção, seriam avaliados aspectos que garantem a segurança durante a direção de veículos automotores, como sistema de freios, por exemplo. Ainda não há prazo para que ela passe a ser aplicada nem detalhes de como ela será feita.

“Nós precisamos começar os estudos, os entendimentos com o governo estadual e o governo federal, porque nós achamos que é fundamental para uma cidade como São Paulo que haja uma manutenção adequada dos veículos”, disse o secretário de Transportes, Marcelo Cardinale Branco.   Segundo ele, na licitação da inspeção veicular ambiental, vencida pela empresa Controlar, foi previsto que se deixasse um espaço nos centros de inspeção para que fosse feita essa avaliação de segurança no futuro.

A medida faz parte de um conjunto de projetos divulgados nesta segunda para a redução de acidentes e mortes no trânsito de São Paulo – parte do plano de ações da secretaria para 2011. A meta é reduzir o número de vítimas fatais em 10% em 2011 – o valor registrado em 2010, ainda não fechado, foi de 1,3 mil mortes. Para isso, o foco da secretaria é nos ciclistas e pedestres, vítimas de atropelamentos.

Para os ciclistas, está prevista a construção de 24 km de ciclovias e a implantação de 12 km de ciclofaixas adicionais às já existentes. Os investimentos serão de R$ 32,4 milhões.

A secretaria também quer fazer uma campanha de proteção ao pedestre, com mudanças em alguns pontos críticos – já foram verificados 15, sendo que cinco deles devem ser tratados ainda este ano. Outra mudança a ser feita é na velocidade máxima dos veículos – a Prefeitura quer deixá-las mais padronizadas para facilitar a identificação dos motoristas.

“A ideia é que você tenha um menor número de velocidades máximas permitidas dentro da cidade. Grandes corredores, como as marginais, terão uma determinada velocidade, corredores de uma segunda categoria, como 23 de maio, uma outra velocidade. O foco principal é que as pessoas saibam de forma mais intuitiva e respeitem de forma mais intuitiva”, explicou Branco. Segundo ele, não haverá aumento de velocidade, e sim redução em alguns casos. Nas marginais não está prevista alteração.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições