Seis veículos da polícia são danificados durante confronto na USP

Seis veículos da polícia são danificados durante confronto na USP

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:22

Carro da Polícia Civil danificado durante confronto na USP (Foto: Kleber Tomaz/G1)   Seis veículos das polícias Civil e Militar foram danificados durante a manifestação ocorrida dentro da Universidade de São Paulo (USP) na noite desta quinta-feira (27), de acordo com o boletim de ocorrência registrado na Central de Flagrantes da 3ª Seccional. Os alunos invadiram o prédio da administração da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) após confronto com a PM.

O conflito teve início após a prisão de três estudantes que portavam maconha no campus da universidade. Os alunos foram detidos por volta das 19h por policiais militares. Segundo a PM, eles estavam próximos a um carro, onde foi encontrada uma porção da droga. No momento em que os policiais foram levar o trio para o 91º DP, onde a ocorrência seria registrada, estudantes das faculdades os impediram. Os três, então, foram levados pelos colegas até um dos prédios.

Quando finalmente os alunos eram conduzidos para a delegacia, os estudantes cercaram o carro da Polícia Civil. Houve bate-boca. Alunos jogaram um cavalete de trânsito em cima dos policiais, que reagiram com golpes de cassetetes e bombas de gás lacrimogêneo. Estudantes começaram, então, a jogar pedras e dar chutes nos PMs. Carros da corporação e de estudantes foram atingidos.   O delegado José Carlos Gambarini, da Central de Flagrantes da 3ª Seccional, informou que vai instaurar inquérito para identificar os responsáveis por depredar o carro da Polícia Civil - os outros cinco eram da Polícia Militar. "Vamos buscar fotos e identificar os responsáveis para que eles respondam por danos ao patrimônio público", disse o delegado.

Ocupação

Os estudantes divulgaram uma nota na manhã desta sexta (28) dizendo que darão continuidade à ocupação do edifício até a suspensão do convênio entre a universidade e a PM para policiamento do campus na Zona Oeste de São Paulo. Eles também querem a retirada “de todos os processos criminais e administrativos contra os estudantes, professores e funcionários”.

“Seguiremos ocupados até que o convênio (USP-PM) seja revogado pela reitoria, proibindo a entrada da PM no campus e em qualquer circunstância, bem como a garantia de autonomia nos espaços estudantis, como o Núcleo de Consciência Negra, Moradia Retomada, Canil da ECA, entre outros. Continuaremos aqui até que se retirem todos os processos criminais e administrativos contra os estudantes, professores e funcionários”.

Ainda de acordo com a nota, esta não é a primeira vez que a PM entra no campus para reprimir os estudantes. “Trata-se de uma demonstração da política de repressão que vem sendo imposta na faculdade pelo reitor João Grandino Rodas”.

Nesta manhã, a situação era tranquila no local. Como é dia do funcionário público, não há movimentação no campus. Os estudantes manifestantes, que usam camisetas e capuzes escondendo o rosto para não serem identificados, não quiseram dar entrevistas. Eles também não informaram quantas pessoas fazem parte do movimento.

De acordo com o Sindicato dos trabalhadores da USP (Sintusp), que apoia a ação dos alunos, os manifestantes protestam contra a permanência da PM no campus. A

assessoria da USP não havia se pronunciado sobre a ocupação até as 10h desta sexta.

Convênio

No último dia 8 de setembro, representantes da universidade e do comando da Polícia Militar formalizaram um convênio, de cinco anos, para aumentar a segurança no campus. Firmaram o documento Antonio Ferreira Pinto, secretário estadual da Segurança Pública, o coronel Álvaro Batista Camilo, comandante do policiamento do estado, e o professor João Grandino Rodas, reitor da USP.

Na prática, com o convênio, foi combinado um aumento do efetivo que atua no campus da USP. A medida foi tomada após a morte do estudante Felipe Ramos de Paiva, de 24 anos, ocorrida na noite de 18 de maio. O jovem foi baleado quando se aproximava de seu carro em um estacionamento da Faculdade de Economia e Administração (FEA). Dois homens presos pelo crime foram indiciados por latrocínio.

A decisão de firmar um convênio definitivo com a PM foi examinado e votado pelo Conselho Gestor da USP, formado por professores e outros integrantes do corpo docente da universidade. Na época da votação, o estudante Adrian Fuentes, representante do Diretório Central dos Estudantes (DCE), se mostrou contrário à medida. “A gente tem problema com muitas atitudes da PM hoje em dia, a própria sociedade sofre muitas vezes problemas com a polícia, abuso de poder”, disse.

Quando o convênio foi assinado, Álvaro Camilo explicou que mais 16 policiais passariam a fazer parte do efetivo da USP. Ele comentou sobre o combate ao consumo de drogas dentro do campus. "Consumo de droga é crime. A pessoa flagrada cometendo este delito será encaminhada ao distrito para assinar um termo circunstanciado. Se for o caso, a Polícia Civil é acionada para investigar se se trata de tráfico", afirmou.

Estudantes da USP protestam contra ação da PM (Foto: Tiago Queiroz / Ag. Estado)        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições