Serra põe no ar programa mais agressivo da campanha

Serra põe no ar programa mais agressivo da campanha

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Com base em caso da quebra de sigilos, campanha tucana relembra episódio Lurian, mensalão, dossiê dos aloprados e caso Francenildo No programa mais agressivo veiculado desde o início da campanha eleitoral, o presidenciável tucano José Serra foi à televisão na noite desta quinta-feira para assumir a dianteira nas críticas ao vazamento de dados sigilosos da Receita Federal. No vídeo, no qual Serra se diz "indignado" com os acontecimentos, o PSDB utilizou o caso da quebra do sigilo da filha do tucano, Verônica Serra, para trazer à campanha os principais escândalos que marcaram o governo Lula e relembrar até mesmo o caso Lurian.

Na campanha de 1989, Lurian, filha que Lula teve fora do casamento com Miriam Cordeiro, foi usada pelo então candidato à Presidência, Fernando Collor, como arma de campanha. Collor, que venceu Lula nas eleições daquele ano, hoje faz parte da aliança que apoia a presidenciável petista Dilma Rousseff.

Além de dizer que o PT faz hoje com a filha de Serra o mesmo que fizeram com a família de Lula em 1989, o programa do PSDB relembrou crises como o mensalão, eclodido em 2005; o dossiê dos aloprados, que estourou na eleição de 2006; e episódio da quebra do sigilo do caseiro Francenildo dos Santos Costa, no mesmo ano.

Além de destacar a reaproximação entre o PT e Collor, o programa destacou também a participação do ex-ministro José Dirceu na campanha. “Hoje assim como Collor, Zé Dirceu está com a Dilma”, diz o filme.

Serra assumiu pessoalmente a tarefa de responder às notícias sobre os vazamentos de informações da Receita.

"Estou indignado com isso. Isso não é política não. Isso é sujeira”, disse Serra. "Eu jamais aceitaria ser presidente a qualquer preço", emendou. Serra afirmou que a disputa política "tem que ter limite".

O presidenciável tucano citou ainda o período em que militou contra a ditadura e comparou-se ao caseiro Francenildo, cujo sigilo bancário foi quebrado em meio às denúncias que derrubaram o então ministro da Fazenda, Antonio Palocci. “Se continuar assim, todos nós seremos Francenildos”, disse Serra.

O filme exaltou Serra como um "governante ficha limpa" e falou da "seriedade" na biografia do tucano. Disse que ele é "mais preparado" e tem "mais biografia que a Dilma".

Dilma e Marina

Dilma Rousseff não abordou o escândalo da quebra de sigilo em seu programa. A candidata do PT apresentou projetos que tiveram sua participação durante o governo Lula através de depoimentos de beneficiários dos programas Luz para Todos, Minha Casa, Minha Vida e PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). A candidata petista falou ainda que lançará em seu governo o PAC 2 e que grandes obras “só valem à pena se mudar a vida das pessoas”.

Marina Silva, candidata do PV à Presidência da República, reprisou programa em que criticou as campanhas de Dilma Rouseff (PT) e José Serra (PSDB). Na exibição, Marina disse que a petista e o tucano fazem “campanhas de promessas, mais parecidas com novelas”. A candidata afirmou que os programas eleitorais do PT e do PSDB mostram “um mundo cor-de-rosa e outro azul” e não a realidade como ela é. Marina disse confiar no eleitor para ser levada ao segundo turno.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições