Servidores ficam trancados apos invasão de índios em prefeitura de MT

Servidores ficam trancados apos invasão de índios em prefeitura de MT

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:38

Índios da etnia Enawene-Nawe invadiram o pátio da prefeitura de Sapezal, que fica a 473 quilômetros de Cuiabá. Eles chegaram ao local por volta das 08h desta segunda-feira(20) e se alojaram no estacionamento e no pátio da prefeitura.

De acordo com as informações repassadas pela prefeitura da cidade, dois caminhões chegaram ao local transportando cerca de 120 indígenas. Ainda segundo a prefeitura, não houve qualquer tentativa de invadir o prédio e os índios ficaram reunidos na parte de fora da prefeitura. Mesmo sem ameaça de invasão, os funcionários da prefeitura ficaram com medo e se trancaram dentro do local.

Uma equipe da Funai já está se deslocando para o local. De acordo com Antônio Carlos Ferreira de Aquino, coordenador regional da Funai, a equipe vai tentar mediar a situação para que não haja conflitos.

“Fomos comunicados pela prefeitura que eles [índios] tinham ocupado o espaço e estavam impedindo as pessoas de sair. A equipe vai sentar e se reunir com os indígenas e com a prefeitura para resolver tudo através da paz”, explica Antônio Carlos.

Ainda segundo o representante da Funai, uma das exigências dos índios é um repasse maior do ICMS Ecológico, que é pago para cada cidade que possui área indígena. “Conversei com algumas lideranças e eles pedem maior repasse do ICMS Ecológico. A prefeitura já está atendendo alguns pedidos, mas, no entender dos índios é pouco”, finaliza.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Sapezal, por motivo de segurança, nenhum servidores vai sair do prédio até que representantes da Funai cheguem para atender os indígenas.          

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições