MENU

Servidores ficam trancados apos invasão de índios em prefeitura de MT

Servidores ficam trancados apos invasão de índios em prefeitura de MT

Atualizado: Segunda-feira, 20 Junho de 2011 as 3:56

Índios da etnia Enawene-Nawe invadiram o pátio da prefeitura de Sapezal, que fica a 473 quilômetros de Cuiabá. Eles chegaram ao local por volta das 08h desta segunda-feira(20) e se alojaram no estacionamento e no pátio da prefeitura.

De acordo com as informações repassadas pela prefeitura da cidade, dois caminhões chegaram ao local transportando cerca de 120 indígenas. Ainda segundo a prefeitura, não houve qualquer tentativa de invadir o prédio e os índios ficaram reunidos na parte de fora da prefeitura. Mesmo sem ameaça de invasão, os funcionários da prefeitura ficaram com medo e se trancaram dentro do local.

Uma equipe da Funai já está se deslocando para o local. De acordo com Antônio Carlos Ferreira de Aquino, coordenador regional da Funai, a equipe vai tentar mediar a situação para que não haja conflitos.

“Fomos comunicados pela prefeitura que eles [índios] tinham ocupado o espaço e estavam impedindo as pessoas de sair. A equipe vai sentar e se reunir com os indígenas e com a prefeitura para resolver tudo através da paz”, explica Antônio Carlos.

Ainda segundo o representante da Funai, uma das exigências dos índios é um repasse maior do ICMS Ecológico, que é pago para cada cidade que possui área indígena. “Conversei com algumas lideranças e eles pedem maior repasse do ICMS Ecológico. A prefeitura já está atendendo alguns pedidos, mas, no entender dos índios é pouco”, finaliza.

De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura de Sapezal, por motivo de segurança, nenhum servidores vai sair do prédio até que representantes da Funai cheguem para atender os indígenas.          

veja também