Site promete carona universitária com segurança na UFRJ

Site promete carona universitária com segurança na UFRJ

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Pontos de ônibus lotados e carros passando vazios na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), na Ilha do Governador. A cena incomodava os estudantes Fábio da Fonseca e Thiago de Carvalho, do curso de engenharia de computação e informação da Escola Politécnica. Foi então que eles decidiram criar o CarUni, o site da carona universitária, que será lançado dentro de uma semana.

A ideia saiu do papel durante a disciplina gestão da inovação e foi usada como tema no trabalho de conclusão de curso dos estudantes, como informou a coluna de Ancelmo Gois, do jornal O Globo . O objetivo é ter um sistema seguro que atenda alunos, professores e funcionários da UFRJ. Além da economia de tempo e dinheiro, a novidade promete estimular o convívio social e ainda contribuir com o meio ambiente.

“A gente pensou na carona porque aqui no Fundão muitos carros saíam com uma ou duas pessoas no máximo e a gente via que muitos iam para o mesmo lugar, mas como não se conheciam, não davam carona. Daí a gente pensou em algum sistema em que elas pudessem se conhecer”, contou Thiago, de 24 anos, que vai de ônibus para a universidade.

Já Fábio vai de carro e diz que não dá carona porque não conhece as pessoas que estudam na UFRJ e moram perto dele, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste da cidade. Segundo ele, o site pode atingir cerca de 40 mil pessoas. “Só tem eu no carro. Você anda nos pontos de ônibus da Ilha do Fundão e eles estão abarrotados de gente, a maioria indo para o mesmo lugar”, contou Fábio, de 23 anos, que pretende encher o carro depois de adotar o sistema do CarUni. Ele atualmente cursa o mestrado em engenharia de produção.

Sistema seguro

A proposta da carona universitária não é novidade, mas o site tenta corrigir falhas encontradas em tentativas de outras universidades, como centrais telefônicas, grupos de e-mails ou comunidades em sites de relacionamento. De acordo com os organizadores, apesar de terem o mesmo princípio, todas essas ferramentas esbarravam na mesma questão: a segurança dos usuários. No CarUni só se cadastra quem tem um e-mail oficial da UFRJ, ou seja, somente estudantes, professores e funcionários da universidade poderão utilizar o sistema.

No cadastro, o usuário informa o horário em que sai de casa ou da faculdade. Eles ressaltam que o destino de ida e a origem da volta são, necessariamente, um dos campus da UFRJ.

Regras de etiqueta para as caronas

No site ( www.caruni.com.br ), ainda em fase de teste, os estudantes citam as vantagens tanto para quem dá a carona quanto para quem pega. Entre elas, economia de dinheiro (ao compartilhar a despesa do combustível) e mais conforto e rapidez no tempo de viagem.

Bem-humorados, os estudantes criaram ainda as regras de etiqueta para um bom convívio entre passageiros e motoristas. São elas:

- sempre que for fumar, pergunte aos demais passageiros se eles não se incomodam;

- evite comer lanches dentro do carro para não sujá-lo;

- não coloque sons muito altos dentro do veículo;

- não mexa no que não é seu se não for autorizado, seja ar-condicionado, espelho, regulagem de banco, porta-luvas e etc;

- evite atrasos;

- sorria. Ser simpático é fundamental para tornar a carona uma atividade agradável e conquistar amizades.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições