MENU

STF autoriza Battisti a acompanhar audiência no Rio

STF autoriza Battisti a acompanhar audiência no Rio

Atualizado: Terça-feira, 8 Dezembro de 2009 as 12

O STF (Supremo Tribunal Federal) autorizou o ex-militante italiano Cesare Battisti a participar de audiência no Rio de Janeiro. Battisti deve viajar para o Rio ainda neste mês para prestar depoimento ao juiz da 2ª Vara Federal Criminal. A autorização foi dada pelo ministro César Peluzo, relator do processo de extradição do italiano no STF.

Em julgamento no dia 18 de novembro, os ministros do Supremo decidiram que a palavra final sobre a extradição de Battisti caberá ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Mesmo com a decisão favorável do Supremo pela extradição, que por 5 votos a 4 resolveu atender ao pedido do governo da Itália, será Lula quem vai decidir se entrega ou não o ex-ativista italiano.

Condenado à prisão perpétua em seu país em 1993 pelo assassinato de quatro pessoas, Battisti recebeu o status de refugiado político no Brasil em janeiro deste ano. Ele está preso no país desde 2007. Battisti integrava a organização de extrema esquerda Proletários Armados pelo Comunismo. O ex-ativista nega os crimes, afirma que teve seu direito de defesa cerceado e diz sofrer perseguição política do governo italiano.

veja também