O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a ex-presidente e acionista do Banco Rural Kátia Rabello

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a ex-presidente e acionista do Banco Rural Kátia Rabello

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:09

Kátia Rabello foi condenada por quatro crimes: formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas

O Supremo Tribunal Federal (STF) condenou a ex-presidente e acionista do Banco Rural Kátia Rabello a penas que, somadas, chegam a 16 anos e 8 meses de prisão. Ela foi condenada no julgamento do mensalão pelos crimes de formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta e evasão de divisas. Outros dois ex-dirigentes do banco foram condenados, mas as penas só serão conhecidas na próxima sessão do tribunal, marcada para quarta-feira (14).

A maior pena imposta a Kátia foi pelo crime de lavagem de dinheiro: 5 anos e 10 meses de prisão. Ela recebeu ainda penas de 4 anos e 7 meses por evasão de divisas, 4 anos por gestão fraudulenta e 2 anos e 3 meses por formação de quadrilha. As multas aplicadas superariam R$ 1,5 milhão.

Dois ministros - o revisor Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio Mello - ficaram de analisar posteriormente se alguns desses crimes teriam acontecido em modo de continuidade delitiva. Se o tribunal reconhecer esse tipo, as penas não seriam somadas, adotando-se apenas a sanção mais alta, aplicando-se um agravante pela reiteração da conduta.

O relator, ministro Joaquim Barbosa, destacou em seu voto que o banco foi colocado a serviço do esquema. \"Ela ofereceu a estrutura do banco do qual era presidente para a quadrilha\", disse. Ele destacou ainda a montagem de um sistema de lavagem de dinheiro que teria permitido 46 operações ocultadas dos órgãos de controle. \"Os valores lavados eram significativamente elevados\".


Continue lendo...

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições