Teresópolis sai do estado de atenção após temporal

Teresópolis sai do estado de atenção após temporal

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:13

Dois dias após o temporal que atingiu Teresópolis, na Região Serrana, deixando cinco mortos, o município de Teresópolis, na Região Serrana do Rio de Janeiro, saiu do estágio de atenção.

“Agora o município encontra-se apenas em estágio de vigilância”, disse o secretário de Meio Ambiente e Defesa Civil de Teresópolis, coronel Roberto Silva, ao G1. Ainda e acordo com o coronel, não há previsão de chuva forte para segunda-feira (9).

Também neste domingo foi normalizado o fornecimento de energia elétrica no município. O abastecimento havia sido prejudicado por queda de árvores e barreiras na rede elétrica em consequência da chuva forte. Segundo a concessionária de energia Ampla, apenas algumas casas permanecem interditadas pela Defesa Civil e por isso continuam sem luz.

Com o sol que apareceu na cidade nesta manhã, a população continua retirando a lama das casas e contabilizando os prejuízos após a enxurrada. De acordo com um boletim divulgado pela Defesa Civil Municipal, até as 18h de sábado (7), 994 pessoas permaneciam desalojadas.

Áreas de risco

Em entrevista à Globo News neste domingo, o prefeito da cidade, Arlei de Oliveira Rosa, afirmou que o município possui mais de 10 mil casas em áreas de risco. Segundo ele, há um projeto para realocar essas famílias.

“Ontem o Ícaro (Ícaro Moreno Júnior, presidente da Empresa de Obras Públicas do Estado)rodou essas áreas comigo. A gente vai fazer um projeto para tentar realocar essas famílias. São construções irregulares, feitas de 20 anos para cá, então são mais de 10 mil famílias, 10 mil casas, é um projeto muito grande, mas o governo do estado já se comprometeu em ajudar a resolver. Foram feitas muitas obras em lugares irregulares, os outros governos não fiscalizaram isso, a gente agora esta fiscalizando”, explicou o prefeito.

Arlei assumiu a prefeitura em agosto de 2011, após a cassação do mandato do prefeito Jorge Mário Sedlaceck (sem partido) e da morte do vice Roberto Pinto. Ele disse que o trabalho de fiscalização de novas construções de obras irregulares é um trabalho difícil. O prefeito afirmou ainda que os recursos e doações recebidos no município antes de sua entrada na prefeitura foram todos gastos.

“Não encontramos quase nada. O que sobrou comprei 10 equipamentos para ajudar na limpeza da cidade. Na parte da prefeitura não foi feito nada. A situação é muito difícil, eu peguei uma situação muito difícil. Peguei um orçamento do município estourado em quase R$ 30 milhões”, disse.

Foram interditadas 160 casas. A Defesa Civil mantém equipes nas ruas fazendo o trabalho de avaliação de danos e vistorias. O temporal provocou 20 deslizamentos de terra só no município de Teresópolis. Além dos cinco mortos, que já foram identificados pelo Instituto Médico Legal (IML), 15 pessoas ficaram feridas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições