Terminal fechado deixa professora 40 minutos à espera de ônibus no Rio

Terminal fechado deixa professora 40 minutos à espera de ônibus no Rio

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:57

A falta de informação, tanto de passageiros quanto de motoristas de ônibus, foi o que provocou o grande transtorno no  Terminal da Misericórdia , na Praça XV, no Centro do Rio, que foi fechado por volta das 7h desta quinta-feira (3) e começou a ser reaberto às 10h30. A professora Larusca Lopes ficou mais de 40 minutos no ponto, aguardando pela linha Nova Iguaçu-Evanil.

“Pedi informação para agentes de trânsito e eles não sabiam dizer para onde o ônibus que eu ia foi desviado. Estou esperando aqui sem informação. Tinham que ter avisado isso antes, para a gente se programar. Eu tenho exame marcado e vou chegar atrasada”, disse ela.     Todos os usuários do local foram pegos de surpresa com o fechamento e não sabiam onde descer e nem motoristas sabiam onde parar o veículo. O terminal voltou a funcionar normalmente às 11h40. “Pegou todo mundo desprevenido, esse foi o problema”, disse um motorista, que não quis se identificar.

Muitos ônibus foram desviados para a Avenida General Agnaldo Caiado de Castro. O pipoqueiro Carlos Augusto Vieira, que trabalha no terminal há 23 anos, com licença da prefeitura, estava revoltado. “Está todo mundo perdido. Ninguém sabe onde estão os ônibus, para onde vão. Nem as empresas de ônibus foram notificadas”, disse ele.

Após os transtornos, prefeito do Rio, Eduardo Paes, determinou a reabertura imediata do terminal de ônibus.

  18 linhas de ônibus municipais

Segundo o Rio Ônibus, Sindicato das Empresas de Ônibus da Cidade do Rio de Janeiro, 18 linhas municipais fazem ponto final no terminal. Dessas 18, 9 linhas chegaram a ter o ponto final alterado nesta manhã para outros locais no Centro. As outras 9 passaram a ser circulares. O Sindicato informou ainda que 2,8 milhões de passageiros circulam pelo terminal por mês.

O local também é parada final de linhas intermunicipais. Segundo o Departamento de Transportes Rodoviários do Estado (Detro), são 13 linhas intermunicipais, com 162 ônibus.

O porquê do fechamento

A decisão de reabrir o terminal foi tomada por Paes após uma conversa com o presidente do Tribunal do Justiça, Luiz Zveiter. Segundo o prefeito, a prefeitura terá 30 dias para encontrar uma solução para a região, sem causar transtornos aos usuários das linhas de ônibus.

Segundo a assessoria do Tribunal de Justiça, a decisão de fechar o terminal foi uma parceria entre TJ, a prefeitura e as Secretarias de Urbanismo e Transporte para reurbanizar a área. A assessoria do prefeito explica que o projeto de reurbanização é do próprio TJ. Pela manhã, as linhas que faziam a parada final no terminal passaram a ser circulares. Ou seja, os ônibus faziam o retorno no terminal, mas foram impedidos de parar no local.

Guardas municipais e policiais militares aainda tuam na área para orientar motoristas e passageiros. A CET-Rio informa que o tráfego é lento na região.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições