MENU

TSE cancela 551 mil títulos de eleitor em todo o país; veja a situação do seu documento

TSE cancela 551 mil títulos de eleitor em todo o país; veja a situação do seu documento

Atualizado: Terça-feira, 5 Maio de 2009 as 12

O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) cancelou 551.456 títulos de eleitor em todo o país. Os cancelamentos foram motivados pela ausência na votação e de justificativa para a falta nas últimas três eleições. Esse número representa 0,43% do eleitorado brasileiro - composto por 128,8 milhões de votantes.

Veja na página do TSE se o seu título está cancelado.

O Estado com maior número de cancelamentos foi São Paulo, com 145.494 títulos. Em proporção, o Pará registrou a maior taxa: 1,02% dos votantes tiveram o documento cancelado.

No lado oposto, Roraima foi o Estado com o menor número de cancelamentos: 1.608 títulos. Proporcionalmente, o Rio Grande do Norte registrou a menor taxa de cancelamentos: 0,24% do eleitorado.

Quem tiver o título cancelado deve procurar o cartório eleitoral da sua área e pedir a regularização. É necessário levar documento de identidade, título de eleitor e pagar uma multa de cerca de R$ 3,50 por turno de votação não justificado, informa o TSE. Em São Paulo, o TRE informa o endereço do cartório eleitoral pelo telefone (0/xx/11) 2858-2100 ou 148.

Sanções

O eleitor que tiver o título cancelado fica sujeito a uma série de sanções. Ele não pode, por exemplo, se inscrever em concurso público. Também fica proibido de participar de concorrência pública ou administrativa da União, Estados, territórios, Distrito Federal, municípios e autarquias.

Também não pode obter empréstimo em estabelecimentos de crédito mantido pelo governo. O eleitor com título cancelado fica impedido de obter passaporte.

veja também