TSE lacra sistemas eleitorais com assinatura digital

TSE lacra sistemas eleitorais com assinatura digital

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:14

Sistema para de funcionar se detectar qualquer tipo de fraude O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) terminou nesta quinta-feira (2) de lacrar os sistemas eleitorais que serão usados nestas eleições. O objetivo é dar mais segurança ao processo eleitoral, uma vez que os softwares foram assinados digitalmente para evitar fraudes. Caso haja fraude em uma assinatura, o sistema para de funcionar.

Cada Tribunal Regional Eleitoral receberá uma cópia da mídia com os sistemas. Os programas só funcionam nos computadores da Justiça Eleitoral e são ativados por senhas geradas pelo TSE. Dessa forma, mesmo que sejam interceptados, não há possibilidade de instalação dos arquivos em outras máquinas.

Os sistemas contêm dados como foto, nome e número dos candidatos. Caso haja dúvida sobre a autenticidade de programação de qualquer urna, os dados podem ser confrontados no próprio TSE. Isso porque o Tribunal também fica com uma cópia da mídia encaminhada aos tribunais regionais eleitorais.

Os programas foram assinados digitalmente pelo presidente do TSE, Ricardo Lewandowski, pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, e pelo advogado Francisco Caputo Neto, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O objetivo da cerimônia de lacre é testar, publicamente, a autoria, a autenticidade e a integridade dos programas eleitorais. Todos os sistemas foram elaborados pelo TSE, mas puderam ser auditados e checados pelos partidos políticos e interessados.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições