Urbs estuda mudanças na cobrança do EstaR

Urbs estuda mudanças na cobrança do EstaR

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:02

Desde o início deste ano a Urbanização de Curitiba (Urbs) vem estudando novas alternativas de aperfeiçoamento e modernização do EstaR, o estacionamento regulamentado de Curitiba.

Segundo o órgão, no futuro, motoristas que estacionarem nessas áreas poderão ter um parquímetro, que permitirá que o condutor pague apenas o tempo real que seu veículo ocupou a vaga. Atualmente, os cartões têm tempo mínimo de uma hora. Ainda não há previsão para instalação desse sistema.

Mudanças significativas no EstaR aconteceram em 2007, quando o órgão implantou as cartelas raspáveis. "Nem sempre os motoristas tinham canetas por perto para preencher a cartela", explica o gestor de fiscalização de trânsito da Urbs, Adão José Lara.

Notícias Relacionadas 19/11/2010

Urbs orienta sobre novo EstaR no Bigorrinho e Mercês 18/11/2010

Mais vagas de EstaR no Bigorrilho e Batel 09/11/2010

Rua Francisco Rocha tem novas vagas de EstaR Mesmo sendo mais práticos, os cartões ainda atrapalham motoristas. "Na pressa acabamos preenchendo errado", conta o motorista Lourival Mendes, que diariamente estaciona na região central de Curitiba.

Para minimizar os problemas enfrentados pelos motoristas nessas horas, a Urbs está analisando qual método será o melhor. "Existe a possibilidade do parquímetro. Mas devemos ter o cuidado com o mobiliário urbano", diz Lara, referindo-se às questões de mobilidade para pedestres. "Não queremos que seja um obstáculo para um cadeirante", avalia.

Outra maneira envolve o telefone celular. "A pessoa compraria crédito para determinada placa. Através de um aparelho, os fiscais checam a regulamentação do estacionamento para aquele veículo", explica. Independente da instalação ou não desses novos métodos, Lara adianta que o cartão não será abolido.

Particulares

Está na mão do governador Orlando Pessuti a sanção de um projeto de lei aprovado na semana passada na Assembleia Legislativa do Paraná, que poderá reduzir o valor pago em estacionamentos particulares.

O projeto propõe a cobrança fracionada na primeira hora de estacionamento. "Um veículo que permanecer por 15 minutos não pagará pela hora cheia", explica deputado estadual Élio Rusch, autor do projeto.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições