Vereadores presos em MT cobravam 'mensalinho' de prefeito, diz polícia

Vereadores presos em MT cobravam 'mensalinho' de prefeito, diz polícia

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:40

Cinco vereadores  e um ex-prefeito de Alto Paraguai, a 219 quilômetros de Cuiabá, foram presos na manhã desta quarta-feira (1º) acusados de cobrar propina do atual prefeito, Adair José Alves Moreira, em troca de aprovação dos projetos do Executivo na Câmara Municipal.

As prisões foram feitas durante a Operação Alcaide, deflagrada pela delegacia Fazendária, ligada à Polícia Civil. De acordo o delegado Lindomar Tofoli, os vereadores foram presos acusados de cobrar uma quantia mensal do prefeito. “Estava sendo exigido [do prefeito] por parte de alguns vereadores o pagamento do ‘mensalinho’ para que pudessem ser aprovados os projetos que o prefeito enviava para a Câmara”, explica. Tofoli afirmou ainda que o 'mensalinho' supostamente cobrado por parte de alguns vereadores era de R$ 500.

Ainda segundo o delegado, as investigações começaram depois que o prefeito foi afastado por duas vezes e, durante a defesa, alegou que alguns vereadores constantemente solicitavam propina para que ele não fosse afastado. “Como ele não concordou, os vereadores instalaram a CPI. Eles usaram mecanismos que feriram a legalidade e não deixaram o prefeito se defender. Por duas vezes o afastaram e ele conseguiu voltar”, disse Tofoli.

Os cinco vereadores tiveram a prisão temporária decretada e devem responder pelos crimes de formação de quadrilha, eventual peculato, corrupção passiva, coerção, além da denúncia do uso de notas frias que será ainda investigado.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições