Violência no Rio põe em risco a imagem do Brasil, diz pesquisa

Violência no Rio põe em risco a imagem do Brasil, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

Imagens da ocupação do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro, foram divulgadas nos principais jornais e TVs de todo o mundo nesta semana, expondo internacionalmente o problema da segurança pública vivido ali. Segundo estudos sobre a percepção global a respeito do Brasil, as últimas ações das forças de segurança podem começar a danificar a forma como o país é visto pelos estrangeiros.

“A associação entre o Rio e a violência e o perigo é antiga e nunca conseguiu danificar muito a imagem do país”, explicou ao G1 o consultor Simon Anholt, criador de estudos que avaliam a imagem internacional dos países. Segundo ele, entretanto, as ações da polícia dos últimos dias “parecem uma guerra civil” e, se continuarem, podem começar a desgastar a imagem do Brasil. “Está claro que o novo governo vai precisar agir rapidamente e de forma criativa e decisiva para resolver esses problemas, que foram ignorados por tempo demais”, disse.

Anholt está no Brasil para participar de uma conferência a respeito da relevância da imagem do Brasil na promoção do turismo. Ele é um dos principais convidados do Seminário “A Imagem do País e a Promoção Turística Internacional”, que acontece nestas quinta e sexta-feira em Brasília, e que vai avaliar as formas como o país pode se promover para atrair mais visitantes internacionais.   Lula, Dilma e seriedade

Criador do Nation Brands Index, um ranking anual que classifica 50 países de acordo com a qualidade da sua imagem internacional, Anholt diz que o Brasil é muito bem visto no mundo, mas ressalta que o país ainda não conseguiu fugir do clichê de que é um lugar mais para festa de que para coisas sérias.   “Todo mundo ama o Brasil, mas o país precisa é de mais respeito”, resumiu. Em 2010, o país se manteve em 20º lugar no ranking, uma posição “excelente”, segundo ele, já que é a única economia emergente entre os 20 primeiros lugares.

O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi importante para manter uma boa imagem, mas também foi responsável pela manutenção da “imagem errada”, segundo ele. O país ainda é visto como “pitoresco, decorativo e divertido, sem ser levado muito a sério”, disse Anholt.

Segundo o analista, o fato de a presidente eleita Dilma Roussef não ser tão carismática quanto Lula pode ter um efeito positivo neste sentido. “O que o Brasil precisa agora é de um período de crescimento, estabilidade e excelência, não de fogos de artifício”, disse.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições