Ações de empresas chinesas em NY caem após anúncio de investigação

Ações de empresas chinesas em NY caem após anúncio de investigação

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:25

O site de buscas Baidu sofreu forte queda

na bolsa de Nova York (Foto: Reprodução)

  Ações de empresas chinesas cotadas na bolsa dos Estados Unidos despencaram na quinta-feira (29) depois que um regulador norte-americano disse que o Departamento de Justiça está analisando irregularidades contábeis em várias companhias baseadas na China . Empresas de internet foram as mais atingidas, incluindo Baidu, Sina e Sohu, e os sites de vídeo Youku e Tudou.

A queda nas ações aconteceu depois que a agência Reuters publicou uma entrevista com Robert Khuzami, chefe de fiscalização de uma comissão norte-americana, que indicou que promotores federais estavam analisando possíveis fraudes contábeis.

As ações nos EUA da Youku fecharam com queda de 18%, a Tudou caiu 10%, o site de buscas mais popular da China, Baidu, teve queda de 9%, o Sohu caiu mais de 5% e as ações da Sina caíram quase 10%. Nem todas as empresas chinesas com ações nos EUA foram atingidas.

Conforme o jornal “The New York Times”, uma área de particular interesse dos reguladores são as chamadas empresas de "fusão reversa". Essas companhias se tornam públicas por meio da compra de ações de empresas públicas extintas e ao assumir suas cotações. Nos últimos meses, essas empresas têm sido criticadas por pesquisadores que afirmam ter encontrado repetidas ocorrências de fraude em suas contabilidades.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições