Akamai e Riverbed fazem parceria para otimização na nuvem

Akamai e Riverbed fazem parceria para otimização na nuvem

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:43

A Akamai e a Riverbed anunciam esta semana uma parceria destinada a superar problemas de performance em aplicativos na nuvem pública. As empresas pretendem desenvolver uma solução conjunta para acelerar aplicativos em redes híbridas, utilizando uma combinação de otimização de internet e de rede geograficamente dispersa (WAN).

Segundo a empresa, a parceria nasce do crescente número de empresas que adotam serviços de nuvem pública para evitar infraestruturas onerosas e melhorar a eficiência dos modelos de software como serviço (SaaS). Com isso, os aplicativos de negócios passam a ser acessados com mais frequência via internet pública. As empresas acreditam que são necessárias novas soluções que atendam as questões de desempenho, disponibilidade, escalabilidade e segurança comuns nesse ambiente híbrido.

“Hoje as empresas utilizam uma combinação de aplicativos armazenados internamente e na nuvem”, explicou Joe Skorupa, vice-presidente do Gartner para a área de pesquisas de transformação do data center. “Com a mudança para essas redes híbridas, é necessário garantir não apenas o desempenho dos aplicativos e a produtividade do usuário, como também criar uma rede capaz de integrar o acesso aos aplicativos de negócios e a SaaS, em uma estrutura comum e abrangente.”

A oferta conjunta deve focar a integração de tecnologias. Os softwares da Akamai para otimização irão se integrar aos dispositivos da Riverbed para ampliar a otimização da internet em redes corporativas. Por outro lado, os softwares Riverbed para otimização da WAN poderão se integrar aos servidores de borda da Akamai para estender a otimização da WAN para a nuvem pública, ampliando também o alcance da Riverbed da proximidade do data center para os data centers em nuvem.

“Serão oportunidades para a criação de soluções para que as empresas simplifiquem seus caminhos até a nuvem, mas aproveitando a infraestrutura que já possuem”, diz Eric Wolford, vice-presidente executivo de marketing e desenvolvimento de negócios da Riverbed. “A aceleração do modelo de software como serviço, por exemplo, em um ambiente híbrido em nuvem, ajuda as empresas a acelerarem a adoção dos aplicativos.  Acreditamos que essa maior adoção implicará em melhores resultados para as empresas, economia de custos operacionais e com infraestrutura e maior produtividade por parte dos usuários.”

“Essa aliança tem como foco juntar as melhores otimizações de protocolo para maior aceleração e apoio à infraestrutura”, diz Willie Tejada, vice-presidente da área de aceleração de aplicativos e locais da Akamai. “Juntas, as empresas pretendem oferecer uma solução eficaz, com retorno rápido de valor, aproveitando as melhores qualidades de cada uma.”

As empresas esperam que a solução conjunta esteja disponível no início de 2012.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições