MENU

Android é rentável para o Google, diz executivo da companhia

Android é rentável para o Google, diz executivo da companhia

Atualizado: Terça-feira, 7 Dezembro de 2010 as 11:40

O sistema operacional para smartphones Android é rentável para o Google, afirmou Andy Rubin, vice-presidente de engenharia da companhia durante uma entrevista para o jornal americano "Wall Street Journal". “Nós estamos fazendo dinheiro por meio da publicidade gerada pelo Android”, completou Rubin.

O jornalista do jornal e principal colunista de tecnologia do veículo, Walt Mossberg, perguntou a Rubin se o Android seria rentável se fosse um negócio separado do Google. O executivo afirmou que sim. "O Android é rentável. Mas, provavelmente, eu não o teria feito como uma empresa independente", acrescentou. Rubin ainda disse que o Android é o “Linux” (sistema operacional livre) dos celulares.

O executivo elogiou a rival Apple, fabricante do smartphone iPhone, dizendo que os desenvolvedores estão tendo mais facilidade de ter os seus aplicativos aprovados pela companhia. "Eles estão muito abertos", e acrescentou: “Minha suposição é de que a Apple é uma empresa que aprende com os seus erros”.

Durante o evento, Rubin também apresentou um protótipo de um tablet da Motorola para mostrar uma nova versão do aplicativo de mapas do Google para aparelhos móveis. "O modo de usar o tablet ainda não está muito claro. Você, com certeza, deve usar isso no sofá, mas talvez não no metrô", disse Rubin.

Nova versão

Na segunda-feira (6), o Google apresentou a nova versão do seu sistema operacional , o Android 2.3, também conhecido pelo codinome “Gingerbread”.

No lançamento, a companhia mostrou também o Nexus S, seu novo aparelho celular inteligente que, obviamente, roda o novo sistema e possui tela de 4 polegadas, 16 GB de memória e estará disponível a partir do dia 16 de dezembro nos EUA e dia 20 no Reino Unido.    

veja também