MENU

Apple compra fabricante de chip do iPad

Apple compra fabricante de chip do iPad

Atualizado: Quinta-feira, 29 Abril de 2010 as 12

A Apple adquiriu a Intrinsity, fabricante de chips de alto desempenho para aparelhos móveis. Segundo informações do New York Times, o negócio foi fechado há cerca de um mês, mas confirmado pela fabricante do iPhone somente na terça-feira, 27.

Os termos financeiros da transação não foram divulgados, mas o observador do mercado de chips Tom Halfhill estima que o negócio tenha chegado a US$ 120 milhões. Isso, segundo ele, é "quase nada" para caixa da Apple, em troca dos benefícios que ela receberá com a transação. A Apple não confirmou a informação sobre a cifra paga e se recusou a comentar o que chamou de "especulações do mercado".

A Intrinsity é a fabricante do chip A4, presente no iPad, tablet PC da Apple. De acordo com analistas do mercado, a compra foi a forma que a Apple encontrou de manter as tecnologias da empresa sob regime de exclusividade.

A Intrinsity também desenvolve chips baseados na arquitetura ARM para dispositivos móveis. Rumores afirmam que ela desenhou o microprocessador A4 para a Apple em parceria com uma unidade da Samsung voltada para a fabricação de semicondutores para aparelhos portáteis.

veja também