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Apple quer novo sucesso com prancheta eletrônica após iPod e iPhone

Apple quer novo sucesso com prancheta eletrônica após iPod e iPhone

Atualizado: Segunda-feira, 25 Janeiro de 2010 as 12

O iPod e o iPhone marcaram o antes e o depois na indústria da música digital e da telefonia celular, mas a Apple, criadora dos dois produtos, quer agora causar um reviravolta no setor editorial com um computador que deve ser apresentado nesta semana, nos Estados Unidos.

Após meses de rumores, o tablet - como a imprensa americana denomina a prancheta eletrônica - será mostrado ao mundo na próxima quarta-feira (27) em um evento, mas deve ser preciso esperar até março para vê-lo nas lojas.

Segundo a empresa de consultoria Sanford Bernstein, o tablet se transformará automaticamente em um sucesso e poderia vender cerca de 3 milhões de unidades em seu primeiro ano, três vezes mais que todos os computadores similares do mercado juntos durante 2009.

Aqueles que já viram o equipamento dizem que se trata de um elegante computador plano e leve, com tela sensível ao toque de cerca de 10 ou 11 polegadas e teclado virtual semelhante ao do iPhone.

A Apple não quer que seja um simples computador portátil, mas busca fazer dele uma plataforma para conteúdos editoriais como livros, revistas ou jornais, que permitirá fazer download de textos por um preço ainda não especificado e por meio de um procedimento simples, como ocorre com o iPod e a loja de música online iTunes.

Várias pessoas ligadas ao lançamento dizem que a Apple está negociando com editoras como a New York Times, a Conde Nast Publications e a HarperCollins Publishers, de propriedade da News Corporation, para chegar a um acordo de cooperação e vender conteúdos destas empresas no tablet.

Algumas versões dizem que a empresa de tecnologia também mantém conversas com algumas redes de televisão, como CBS e ABC para oferecer seus programas, e que negocia também com a produtora de videogames Electronic Arts.

O objetivo é repetir o sucesso do iPod e do iPhone com a mesma fórmula: um produto com design elegante com sistema de funcionamento e aplicativos atrativos que são os que realmente geram dinheiro à Apple. O lançamento do iTunes fez disparar as vendas do iPod e transformou a Apple em líder no varejo online de música dos EUA. A loja de aplicativos para o iPhone, incluída dentro do iTunes, fez do iPhone um pequeno computador com seus mais de 100 mil programas disponíveis por poucos dólares ou, inclusive, de graça.

Se a Apple conseguir convencer os consumidores a adquirir seu tablet, a indústria editorial sairia beneficiada. O setor está há anos sofrendo as perdas pela redução da circulação e ainda busca soluções criativas para que os usuários paguem na rede pelo que estão acostumados a receber de graça.

O tablet tem ainda um longo caminho a percorrer e terá que passar por vários obstáculos até provar seu sucesso. Em primeiro lugar, o preço do equipamento está relativamente alto. Fontes ligadas à fabricação falam que o custo ao consumidor norte-americano será de US$ 1.000 (R$ 1.815). Além disso, a Apple tem que conseguir que os consumidores comprem o tablet quando muitos netbooks,  e até telefones celulares realizam funções semelhantes pela metade do preço ou até menos.

O novo aparelho também não é o único computador desse tipo no mercado. Durante 2009, cerca de 15 fabricantes de PCs lançaram produtos parecidos e o número pode chegar a 30 em 2010.

Henry Lu, presidente da empresa Micro-Star Internacional, companhia do Taiwan que fracassou em sua tentativa de vender um computador parecido há alguns anos, comentou ao jornal The Wall Street Journal o lançamento da Apple.

''O sucesso do tablet dependerá de como o produto se adaptará à vida diária do usuário e se oferecerá conteúdo suficiente para fazer com que valha a pena usá-lo''.

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