A terceira geração da telefonia móvel (3G) estava presente em 22,5% dos celulares do Brasil no segundo trimestre deste ano, conforme balanço da Huawei, realizado em parceria com a consultoria Teleco, divulgado nesta terça-feira (28).
De acordo com a pesquisa, foram adicionados 6,8 milhões de novos acessos 3G no período. Durante todo o ano até julho, esse número chegou a 19,1 milhões. Segundo a Huawei, houve uma queda na quantidade de acessos GSM no país – de 197,5 milhões para 196,4 milhões entre o primeiro e o segundo trimestres.
A banda larga móvel no Brasil atingiu 60,1 milhões de acessos em julho, um crescimento de 110,4% em comparação com o segundo trimestre de 2011. O número representa um aumento de 46% no acumulado do ano, mas continua abaixo dos países desenvolvidos, onde a densidade, no fim de 2011, era de 56,5 acessos por 100 habitantes – no Brasil, este número era de 30 acessos em julho.
Os smartphones estimularam o aumento dos acessos à banda larga móvel. De acordo com a pesquisa, no primeiro trimestre deste ano, um smartphone custava, em média, R$ 1.054. No trimestre seguinte, o preço médio de um celular inteligente era de R$ 1.002, uma redução de 4,9%.
No acumulado do ano até junho, o custo médio do smartphone caiu 7,8%. Enquanto o celular inteligente mais barato vendido no Brasil é o iPhone 4S de 64 GB, que custa R$ 2,7 mil, o mais barato é o Xperia X8, da Sony Ericsson, vendido por R$ 400.
Banda larga fixa
O balanço da Huawei mostra que o Brasil é líder na quantidade de acessos de banda larga fixa na América Latina. Porém, no segundo trimestre deste ano, a densidade de acessos no país ainda estava muito longe dos países desenvolvidos.
Na América Latina, o Brasil está atrás do Chile, México e Argentina neste item. A densidade no país é de 9,1 acessos de banda larga fixa por 100 habitantes, enquanto nos países desenvolvidos era de 25,7 acessos em 2011. Nos EUA, este número é de 29,6.
A banda larga fixa no Brasil chegou a 17,9 milhões de acessos no segundo trimestre, com um crescimento de quase 20% no último ano, de acordo com o balanço. Pelas projeções da Teleco, o Brasil terá 30 milhões de acessos em 2014.
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