Bill Gates testemunhará em processo antitruste contra a Microsoft

Bill Gates testemunhará em processo antitruste contra a Microsoft

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:20

Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, irá

depor nesta segunda-feira (21)

(Foto: Anthony Bolante/Reuters) Bill Gates, um dos fundadores da Microsoft, deve testemunhar em uma ação antitruste contra a Microsoft no valor de US$ 1 bilhão nesta segunda-feira (21). O processo acusa a fabricante de software de enganar um competidor antes do lançamento do Windows 95.

O caso contra a Microsoft circula pela Corte Federal de Salt Lake City, nos Estados Unidos, há cerca de um mês.

A Novell Inc. processou a Microsoft em 2004 dizendo que a empresa fundada por Gates violou as leis antitruste norte-americanas durante as negociações com fabricantes de computadores quando lançou o Windows 95. A Novell afirma que foi forçada a vender o software de edição de textos, WordPerfect, com perdas de US$ 1,2 bilhão.

A empresa argumenta que o Gates determinou aos engenheiros da Microsoft que rejeitassem o WordPerfect, como software para o Windows 95, porque ele temia que o programa era bom demais. Depois disso, a porcentagem de mercado do WordPerfect caiu de quase 50% para menos de 10% --os programas da própria Microsoft tomaram a liderança.

Jeff Johnson, o advogado da Novell, admitiu que a Microsoft não tinha obrigações legais de trazer acesso avançado ao Windows 95 para a Novell, para que a companhia pudesse preparar uma versão compatível do WordPerfect. Apesar disso, a companhia de Gates teria atraído a Novell para trabalhar em uma versão do programa, para retirar o apoio meses antes do lançamento do Windows 95, disse.

Já David Tulchin, advogado da Microsoft, disse que Gates decidiu contra a instalação do WordPerfect porque ele ameaçava travar o Windows e o problema não poderia ser resolvido antes do lançamento. Ele afirma que a Novell perdeu a oportunidade por sua culpa.

“A Novell nunca reclamou para a Microsoft. Não há evidência ou documentos”, disse Tulchin, na última sexta-feira (18). Johnson afirma que a Novell foi enganada e houve violação da lei federal antitruste. “Fomos atacados pelas costas”, disse.            

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições