Boca-a-boca na internet influencia escolha de produtos e serviços

Boca-a-boca na internet influencia escolha de produtos e serviços

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Quem nunca se viu em meio à difícil missão de decidir qual marca de produto adquirir no momento da compra? O cenário e o questionamento sãos os mesmos do passado, a diferença é que a cada ano o próprio consumidor ganha mais poder de influência sobre as outras pessoas. O bom e velho boca-a-boca agora conta com aliados poderosos, como páginas de relacionamento, fóruns e blogs. Se antes a opinião de um vizinho bastava para garantir a credibilidade de um produto, hoje, através das redes sociais, o mesmo personagem consegue expor suas impressões e dicas para mais de 64 milhões de brasileiros. De acordo com pesquisa divulgada no início de dezembro pela F/Nazca, metade dos internautas ativos - com mais de 16 anos - afirma que informações postadas na web afetam diretamente a decisão por adquirir ou não produtos e serviços.

Realizado com o apoio operacional do Datafolha, o levantamento também mostrou que 55% dos entrevistados já incluíram algum conteúdo na rede e 51% citam a busca de dados como principal motivo da navegação. Além disso, 26% já expuseram sua opinião e 20% fizeram reclamação online relativas a bens de consumo. O boca-a-boca na Internet também ganha força graças ao perfil de navegação no Brasil: 87% dos internautas acessam a web pelo menos uma vez por semana e 38% todos os dias, assiduidade que deverá cada vez mais se refletir nas vendas.

Nos Estados Unidos, as análises de produtos têm impacto ainda maior na decisão de compra dos norte-americanos, segundo estudo da Deloitte & Touche. Mais de 60% dos consumidores buscam a opinião de outros na Internet e 82% deste universo de usuários foram diretamente influenciados pelas análises no momento da compra.

O fenômeno do chamado consumo colaborativo não é novidade. A diferença é que com a quebra de barreiras geográficas proporcionada pelos meios online, o consumidor conquistou o posto de principal propagandista de marcas e tendências, tendo ainda a característica de impulsionar críticas, positivas ou negativas, em fração de segundos.

A opinião expressa na Internet não só apóia a decisão dos compradores como também vem se tornando forte aliada das empresas. A partir dessa realidade, cresce a preocupação dos fabricantes em manter a qualidade no atendimento às exigências de seu público alvo. Os recursos disponíveis na rede podem destruir toda uma estratégia de imagem. Por isso, as corporações estão mais atentas à forma como a comunicação com os consumidores é feita e elas próprias vêm se valendo do meio online. 

Diferente da última década, quando cabia em grande parte aos profissionais da publicidade garantir credibilidade a uma marca, na era das mídias sociais todos têm sua parcela de contribuição na composição da propaganda. O usuário agora é um porta-voz ativo, cada vez mais consciente do seu poder. Quem se sair melhor na avaliação dos internautas poderá ser alçado ao posto de campeão de vendas de 2009.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições