Brasil já está mais 'na nuvem' do que o resto do mundo, diz pesquisa

Brasil já está mais 'na nuvem' do que o resto do mundo, diz pesquisa

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:39

A adoção de serviços privados de computação na nuvem (cloud computing) por empresas no Brasil é maior do que a média mundial. De acordo com uma pesquisa da Avanade, joint venture formada entre Microsoft e Accenture, no país, a média de adoção é de 59% contra 43% do resto do mundo.

Para a pesquisa, foram entrevistadas 573 companhias de grande porte entre março e abril de 2011 em 18 países da América do Norte, América do Sul, Europa e Ásia-Pacífico. No Brasil, único país a participar da pesquisa, 40 empresas foram entrevistadas.

O estudo afirma 81% das empresas brasileiras irão investir em serviços na "nuvem", aumentando o orçamento para a área em 2012. Neste quesito, o país se manteve à frente da média mundial, que teve 55% dos entrevistados.

Entre o uso destes serviços pelas companhias brasileiras, 69% usa aplicativos de e-mail como Outlook Web Access e Lotus iNote webmail; 41% utiliza portais ou sites de colaboração como o SharePoint e o LaunchPad; e 50% usa serviços de apresentação e processadores de texto como Google Docs e Office 365.

Cerca de 72% das empresas consideram o cloud computing como solução de sua estratégia de TI, focando em aplicações de segurança (64% dos entrevistados), redes (45%), software (55%), armazenamento (45%), data center (55%) e virtualização (9%). Aproximadamente, 36% dos entrevistados irá investir na contratação de profissionais de TI.

Entretanto, a segurança é um dos principais fatores que impedem empresas de adotar o sistema de computação na nuvem. Cerca de 88% das empresas entrevistadas acreditam que serviços privados são mais seguros do que os serviços públicos.

Ainda, 54% das empresas bloqueia o uso de aplicações na nuvem por seus funcionários, principalmente webmail e streaming de vídeos. De acordo com o diretor de tecnologia da Avanade, Hamilton Berteli, uma em cada três empresas brasileiras que adota cloud computing volta atrás para usar aplicações "tradicionais".        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições