Chinesa que morreu ao atender iPhone usava carregador falso

Chinesa que morreu ao atender iPhone usava carregador falso

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 9:06
apple
Um carregador falso pode ter causado a morte de uma jovem chinesa que, segundo sua família, se eletrocutou ao tentar utilizar seu iPhone no momento em que o telefone estava sendo recarregado, informa nesta terça-feira a emissora local "CFTV".
 
A vítima, identificada como Ma Ailun, de 23 anos, aparentemente usava um carregador que não era "original" para recarregar seu celular e este, segundo o especialista Xiang Ligang, poderia ter sido a causa da descarga elétrica, uma hipótese que confirma a versão apresentada pela família da jovem.
"Às vezes, os carregadores falsos economizam na qualidade. O protetor do circuito poderia não ser bom, o que poderia causar uma ruptura do condensador e, posteriormente, uma descarga de 220 volts de energia diretamente à bateria do telefone", explicou Xiang.
 
Outra possibilidade, segundo Xiang, seria a do carregador ter sido desenhado para ser utilizado em Hong Kong, Taiwan e no Japão, mas não na China continental.
"Hong Kong, Taiwan e Japão têm um padrão elétrico de 110 volts. Mas, na China continental, todos são 220 volts", destacou o especialista consultado pela emissora local, que acrescentou que, neste caso, o carregador poderia ter se partido e "sobrecarregado".
 
O especialista também assinalou que, normalmente, um carregador "sobrecarregado" pode sobreaquecer a carcaça do telefone, danar os circuitos e inutilizar o dispositivo.
No caso da jovem, no entanto, as autoridades chinesas confirmaram que o iPhone ainda pode ser utilizado mesmo com os visíveis sinais de queimaduras no exterior do mesmo, confirmou nesta terça-feira (16) o jornal "South China Morning Post", que ressaltou que o cabo de dados do iPhone, o carregador e a tomada estavam intactos.
O fato ocorreu no último dia 11 na região de Xinjiang, no noroeste da China. Ma morreu eletrocutada, segundo certificaram as primeiras análises das autoridades. No entanto, a descarga elétrica causada pelo telefone, como asseguram seus familiares, ainda está sendo investigada.
 
"Espero que a Apple nos dê uma explicação", disse a irmã mais velha de Ma após o fato em uma mensagem publicada na rede social Weibo - similar ao Twitter -, acompanhada de milhares de comentários com alertas e queixas em torno da utilização dos celulares, como constatou a Agência Efe.
 
Perante a rápida circulação da notícia pela internet na China, a Apple não demorou em publicar uma mensagem dirigida a seus usuários no país asiático.
"Sentimos-nos muito tristes pelo infeliz incidente. Transferimos nossas condolências à família", declarou a companhia americana através de um comunicado de sua sede na China, no qual também confirmaram a abertura de uma investigação sobre o ocorrido em colaboração com as autoridades chinesas.
 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições