A Apple é a marca mais valiosa do mundo, de acordo com o relatório anual de Melhores Marcas Globais da Interbrand, divulgado nesta segunda-feira (30). Desde quando o levantamento começou a ser feito até o ano passado, a Coca-Cola liderava o ranking.
Na sequência, aparecem o Google, em segundo lugar, e a Coca-Cola, em terceiro.
Marca |
Classificação
em 2013 |
Classificação
em 2012 |
Setor |
Valor de marca (em bilhões de US$) |
Variação de valor de marca |
Apple |
1º |
2º |
Tecnologia |
98,316 |
28% |
Google |
2º |
4º |
Tecnologia |
93,291 |
34% |
Coca-Cola |
3º |
1º |
Bebidas |
79,213 |
2% |
IBM |
4º |
3º |
Tecnologia |
78,808 |
4% |
Microsoft |
5º |
5º |
Tecnologia |
59,546 |
3% |
GE |
6º |
6º |
Diversificado |
46,947 |
7% |
McDonald’s |
7º |
7º |
Restaurantes |
41,992 |
5% |
Samsung |
8º |
9º |
Tecnologia |
39,610 |
20% |
Intel |
9º |
8º |
Tecnologia |
37,257 |
-5% |
Toyota |
10º |
10º |
Automotivo |
35,346 |
17% |
Fonte: Interbrand
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Em 2000, a Apple ocupava o 36º lugar e sua marca valia U$ 6,6 bilhões. Hoje, o valor subiu para US$ 98,3 bilhões, quase 15 vezes o número de 13 anos atrás, segundo a pesquisa.
"Tim Cook montou uma equipe de liderança sólida e tem mantido a visão de Steve Jobs intacta - uma visão que tem permitido a Apple cumprir a sua promessa de inovação", disse Jez Frampton, chefe da Interbrand’s Global.
A metodologia da Interbrand analisa as muitas maneiras pelas quais uma marca atinge e beneficia uma organização, desde a influência sobre os resultados finais até a satisfação das expectativas dos clientes.
Para desenvolver seu relatório, a Interbrand examina o que considera os três aspectos chave que contribuem para o valor da marca, ou seja, o desempenho financeiro dos produtos ou serviços da marca; o papel que a marca desempenha ao influenciar a escolha do consumidor; e o poder que a marca possui para comandar um preço premium, ou garantir os lucros da companhia.