Cofundador do Facebook lança rede social para "mudar o mundo"

Cofundador do Facebook lança rede social para "mudar o mundo"

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:07

Um dos fundadores de Facebook, Chris Hughes, lançará no final de novembro a rede social Jumo, elaborada para se transformar em uma plataforma em linha de organizações com causas filantrópicas.

"Jumo", que significa "juntos em concerto" em Yoruba, um idioma da África Ocidental, começará a funcionar como rede social no próximo dia 30, mas já conseguiu 66 mil usuários registrados até o momento.

No blog da empresa, Hughes a define como uma ferramenta para "mudar o mundo", que utilizará o potencial da internet para que as pessoas encontrem, sigam e apoiem aqueles que buscam soluções dentro de suas comunidades e ao redor do planeta.

O promotor da nova rede dedicou seu último ano a preparar a nova empresa inspirada no poder de seu próprio "filho", o Facebook, e em seu trabalho como diretor de redes sociais da campanha eleitoral do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama.

Esses dois projetos bem-sucedidos ajudaram Hughes a se convencer de que as causas sociais têm um futuro através da internet pouco explorado até o momento, conforme afirmou ao jornal americano Washington Post em entrevista publicada nesta segunda-feira.

"A ideia se baseia no que aprendi com a campanha de Obama e em como as ferramentas em rede e a tecnologia podem ajudar a resolver problemas sociais", disse. Para o jovem de 26 anos, quando se trata de educação, saúde ou economia, "o problema básico é que há milhões de grupos trabalhando nesses assuntos, mas não há nenhum sistema que os conecte".

Com esse pensamento, Hughes reuniu uma equipe de especialistas para criar um algoritmo informático capaz de canalizar os interesses dos usuários em causas sociais através da rede de microblog Twitter, e-mails ou o portal de vídeos YouTube. Jumo também se servirá do Facebook Connector, uma ferramenta do Facebook que permite a seus usuários conectarem suas contas a outros sites que incorporaram o serviço.

A nova rede também tentará ser uma área de debates para que os cadastrados comentem, aprovem ou desaprovem as organizações com missões humanitárias, de modo que possam selecionar e seguir as mais destacadas.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições