Com instrumentos reais, "Rock band 3" quer ensinar a tocar música

Com instrumentos reais, "Rock band 3" quer ensinar a tocar música

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Do mesmo modo que o primeiro game ''Rock band'' deu uma sacudida no mercado alguns anos atrás, apresentando um jogo na qual é possível montar uma banda e tocar músicas de artistas famosos utilizando controles que simulam instrumentos musicais, ''Rock band 3'' tenta revolucionar ao ensinar gamers a tocar instrumentos de verdade.

Comente esta notícia

Este é um dos destaques da nova versão do game musical para o PlayStation 3, o Xbox 360 e o Wii que chega às lojas no final deste ano. O G1 teve acesso ao jogo na Electronic Entertainment Expo (E3), feira de jogos eletrônicos que ocorre até esta quinta-feira (17) em Los Angeles, nos Estados Unidos.

A Harmonix, desenvolvedora do game, quer que os jogadores tenham em casa a sensação real de estarem tocando música. Para isso ela introduziu algumas novidades em termos dos instrumentos. O teclado é uma delas e deu abertura para que uma série de canções de grandes artistas pudessem ser incluídas no titulo, como ''Break on through'', do The Doors, e ''Bohemian rhapsody'', do Queen.

O instrumento produzido pela fabricante Mad Catz apresenta 25 teclas e o meio para tocá-lo no game segue o padrão da bateria, da guitarra e do baixo. O jogador deve pressionar as teclas em sincronia com as pedrinhas que descem pela tela. Pedrinhas maiores representam as teclas brancas enquanto as menores, as pretas do instrumento. Acima de cada cinco teclas há uma cor correspondente, a mesma das guitarras, indicando a ''região'' em que se encontram as teclas para serem pressionadas.

Para passar das notas graves para as agudas, o que acontece apenas em níveis de dificuldade mais elevados, flechas aparecem na tela instantes indicando transição. O jogador, que não deve parar de tocar, apenas leva suas mãos para a cor correspondente que aparecerá na tela.

De acordo com John Drake, gerente de comunicações da Harmonix, embora ter o teclado traga a melhor experiência para ''Rock band 3'', os jogadores não serão obrigados a comprá-lo para tocar o instrumento no game. O controle-guitarra atual poderá simular as notas, bem como qualquer teclado compatível com Midi. Neste caso, é preciso usar uma conexão especial.

Mais realismo

Ainda em busca do realismo, a Harmonix traz dois modelos de guitarra (um é um controle e a outra é um modelo real) para ''Rock band 3''. O modelo mais ''básico'' traz um número maior de botões, que representam as notas, e seis cordas reais que podem ser tocada individualmente. No modo profissional, o desafio é tocar todas as notas corda por corda.

Um modelo real de uma guitarra Fender será lançada para o jogo. Seu diferencial é um sensor que indica na tela a posição da mão do jogador para realizar acordes e notas. Para conseguir tocar uma canção neste nível, o game dará aulas ao jogador.

A bateria recebeu uma pequena melhoria: pratos. Embora eles representem as mesmas cores das áreas já existentes, na tela eles possuem ícones diferentes, mais arredondados, indicando que são os pratos e não os bumbos que devem ser tocados naquele instante.

Quem preferir jogar ''Rock band'' do modo mais tradicional não terá problemas, pois o game manterá o seu modo tradicional. Assim, instrumentos das versões anteriores poderão ser utilizados sem maiores problemas.

Com o lançamento de ''Rock band 3'' no final deste ano, que trará 83 canções, a franquia terá mais de 1,5 mil músicas no catálogo, o que inclui as distribuídas digitalmente e os pacotes vendidos em disco, podendo chegar a 2 mil no final do ano. No caso dos jogadores das versões anteriores, as músicas compradas on-line serão retrocompatíveis.

Haverá ainda um modo para que a banda do jogador faça um tour com outros participantes on-line durante 24 horas, filtros para a seleção de canções, criação e compartilhamento de listas de músicas (setlists) e a possibilidade de se entrar para tocar ao lado de um amigo no meio de uma apresentação.

Por Gustavo Petró

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições