Como imprimir documentos do iPad, iPhone ou iPod

Como imprimir documentos do iPad, iPhone ou iPod

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

Imprimir um documento do seu iPhone, iPod touch ou, agora, do iPad, não deveria ser algo difícil, mas é. Pense nisso: os três aparelhos móveis possuem conectividade Wi-Fi embutida, o que significa que desde o início os desenvolvedores pensaram neles como sendo parte de uma rede, seja residencial ou pública, como num cibercafé, por exemplo.

Além disso, o iPhone e o iPod touch possuem um conjunto de softwares embutidos – Mail, Photos, Notes, e Safari – que deveriam, em um desktop, oferecer uma opção de impressão como algo natural. Ainda assim, esses aplicativos, considerados tão cruciais para a experiência no iPhone OS que não podem ser deletados, não permitem que você imprima.

A maneira mais simples de gerar um documento em papel com um desses aparelhos móveis é, a princípio, não imprimir a partir dele: é o que a maioria dos usuários faz, que é se enviar por e-mail a foto, link, ou documento em questão e então esperar até chegar em um Mac ou PC, abrir o e-mail, e realizar a impressão. Apesar de simples, esse não é uma solução das mais inteligentes. Seu maior mérito é que funciona de maneira consistente e confiável, e quase te garante de que não haverá perda da informação vital.

Felizmente, desenvolvedores de aplicativos têm lançado um grande número de produtos criados especificamente para que você possa imprimir do seu iPhone & cia. Alguns desses apps foram melhorados muitas vezes desde seu lançamento – incluindo versões híbridas que rodam no iPad e nos outros aparelhos da Apple. Resultado: uma variedade de boas soluções de impressão está disponível na App Store.

Como eles funcionam

Mesmo assim, alguns  usuários têm algumas dificuldades antes de conseguir imprimir de um iPhone ou iPad. Em primeiro lugar, é claro, eles têm de comprar e instalar o aprograma de impressão. Depois, é preciso configurá-lo – algo quase sempre complicado.

Também há outro problema. Dadas as limitações do atual iPhone OS – você pode rodar apenas um programa por vez – a impressão inevitavelmente interrompe o fluxo de trabalho. Para imprimir algo, é preciso parar o que estiver fazendo, abrir seu app de impressão, reunir o material, imprimir, fechar o aplicativo e voltar ao que estava fazendo. Não há como fugir disso – pelo menos não até a atualização iPhone 4.0 OS chegar e trazer a opção multitasking (multitarefa) consigo.

A maior parte dos programas de impressão para iPhone funciona de maneira semelhante: quando você os abre é previso acessar suas fotos armazenadas, seus contatos (geralmente), e um navegador embutido para Web.

Muitos dos aplicativos, incluindo mais do que uma dezena de ótimos oferecidos pela EuroSmartz, exigem que você faça seu download, configuração, e continue rodando um programa em um Mac ou PC que esteja conectado à impressora. Outros, como o PrinterShare (da Dynamix Software), permitem que você realize impressões por sua impressora residencial ou de trabalho por meio de uma conta na Web.

E alguns, como o elegante ePrint, da Microtech, e o Print Magic, da Wellala, permitem que você realize impressão em qualquer equipamento associado à sua rede, sem o incômodo de ter de configurar um software intermediário em um Mac ou PC.

Problemas para imprimir

Existe uma falha principal que prejudica todos esses programas: nenhum deles permite que você importe seus bookmarks do Safari. Ao que parece, essa é uma limitação imposta pelo software do iPhone. A maioria permite que você salve seus bookmarks, e alguns, como o ePrint, até salvar o seu histórico do navegador. Mas não importa o que seja, se você quiser imprimir páginas da Web, vai ter de digitar muitas URLs.

Um problema comum, mas não universal, com os programas de impressão do iPhone é que algumas vezes as páginas da Web não vão imprimir em um modo muito legível: dependendo do aplicativo escolhido, você geralmente tem pouco ou nenhum controle sobre como uma página da Web será impressa.

Mas há exceções. Os melhores apps - como o ePrint e o DocPrinter da EuroSmartz – formatam as páginas corretamente para uma impressão legível, permitem que você selecione um tamanho de fonte padrão para imprimir páginas da Web, e podem até fornecer previews de impressão em thumbnails.

Imprimindo fotos

Se você está interessado em apenas imprimir fotos, as fabricantes Canon, Epson e HP, oferecem aplicativos gratuitos para isso – mas apenas em suas respectivas impressoras.

Esses apps receberam apenas notas regulares dos usuários da App Store, em grande parte, devido às limitações de fotos e impressoras específicas. Mas você também pode usar esses aplicativos para imprimir screenshots que você tenha tirado de páginas da Web.

Teste antes de comprar

Se você quer testar uma vez como funciona imprimir de seu iPhone, provavelmente é melhor experimentar uma oferta grátis, como o ePrint Free ou Printer Test for Print Magic, ou um app barato, como ePrint, que custa 3 dólares. Os produtos gratuitos têm limitações, mas eles te dão uma boa ideia de como funciona a impressão do iPhone. Por outro lado, o ePrint é um aplicativo de impressão com boas ferramentas e um dos mais baratos do mercado.

Imprimindo de um iPad

Pouca coisa mudou no campo da impressão desde que o iPad foi lançado no início de abril. O mais novo aparelho móvel da Apple não possui funcionalidade de impressão embutida, fazendo com que os usuários recorram a apps terceirizados para suprir suas necessidades. As empresas Pocket Watch, Microtech, Dynamix e EuroSmartz, produziram versões otimizadas de seus apps de impressão que funcionam tanto no iPad quanto no iPhone e iPod touch.

A EuroSmartz lançou uma versão para iPad de seu app PrintCentral que se aproveita do recurso Document Support no iPhone 3.2 OS.

O Document Support, que atualmente funciona apenas com iPad, permite que um software passe um arquivo para outro app. No caso do PrintCentral, isso significa que você pode pegar um arquivo por meio de seu cliente Mail do iPad e imediatamente enviá-lo ao aplicativo EuroSmartz, para impressão ou para armazenamento e transferência.

Não é exatamente multitarefa, mas é uma maneira dos criadores de apps terceirizados derrubarem pelo menos algumas das barreiras que se colocam entre os usuários de aparelhos móveis da Apple e seus documentos a serem impressos.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições