Computação em nuvem é grande negócio

Nuvem digital continuará evoluindo e dominando empresas

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:16

Poucos usuários que, hoje, usam a nuvem extensivamente, através de Google Docs, DropBox e tantas outras aplicações inteiramente operadas na internet, sabem como foi o nascimento do chamadocloud computing. Um estudante sueco chamado Fredrik Malmer criou o primeiro serviço totalmente operacionalizado pela web. Em 1999, a então recém-nascida empresa "WebOS" comprou os direitos do sistema criado pelo jovem programador e licenciou diversas tecnologias criadas em universidades da Califórnia, Texas e Duke. Isso deu início ao que, futuramente, viria a ser chamado de "nuvem de informação".

Isso tudo foi em 1999 - treze anos atrás. Adiante o relógio para 2012 e o quadro apresentado é o de uma ciência tecnológica consolidada: a cloud computing já deixou de ser "tendência" para virar "realidade", na forma de serviços de hospedagem, oferta de softwares e armazenamento de arquivos e, acredite, há quem compre espaços em nuvens para oferecer espaços em nuvem - ou seja, revender e terceirizar a infra-estrutura.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições