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Decifre os visitantes do seu site

Decifre os visitantes do seu site

Atualizado: Sexta-feira, 30 Julho de 2010 as 9:55

Serviços de análise de dados, como o   Webtrends   ou o   Google Analytics , podem ajudá-lo a conhecer melhor os seus clientes. Mas, com o volume cada vez maior de informações disponíveis na rede, a avaliação nem sempre é tão simples. Veja abaixo o que realmente importa para entender o movimento do seu endereço virtual  

VISITANTES ÚNICOS Esse é o índice mais básico: representa o número exato de pessoas que visitaram o seu site em um determinado período. Serve para calcular a popularidade da sua página. Se o número estiver abaixo do esperado, é sinal de que o plano de mídia está errado. Para quem busca divulgação de marca e relacionamento com clientes na internet, a quantidade de visitantes únicos é extremamente relevante. Já para as empresas que querem vender na rede, a qualificação do público é mais importante. “É melhor ter menos acesso e vender mais, do que atrair muitas pessoas que não têm interesse nos seus produtos”, diz Marcel Matsuda, diretor da agência especializada Fri.To.  

TAXA DE REJEIÇÃO O internauta entra no seu site, não interage com nada e sai. Isso quer dizer que o seu endereço virtual foi rejeitado por aquele usuário. Todos os serviços de análise de dados fornecem o percentual das pessoas que recusaram a sua página. É natural que cerca de 40% dos visitantes únicos rejeitem um site. “Hoje já existem mais sites do que pessoas no mundo. Muita gente chega em um site sem querer. É natural”, afirma Flavio Luizetto, gerente de operações da agência especializada Web Traffic.  

PÁGINAS VISITADAS Trata-se do número total de páginas navegadas pelos usuários no seu site. Uma boa média, segundo Luizetto, da WebTraffic, são três páginas para cada usuário único. Sites com lojas virtuais devem ter um índice maior de páginas visitadas. “É normal que lojas virtuais tenham até sete cliques”, diz Luizetto.  

ASPECTOS DEMOGRÁFICOS Ficar atento às características dos usuários é fundamental para traçar uma boa estratégia de divulgação. Dados como a cidade, estado e país de onde acessam o seu site, assim como o horário de pico das visitas, são vitais para um bom plano de mídia. “É importante identificar o perfil do visitante para não desperdiçar verba na hora de definir o investimento em mídia”, diz Matsuda, da Fri.To.  

DE ONDE VÊM OS INTERNAUTAS Saber como os internautas chegam ao site também é importante. Se a maior parte encontra seu endereço pelo Google, investir em links patrocinados pode ser uma boa estratégia. “É possível identificar de onde vem o público. É ali que sua empresa precisa fazer anúncios”, diz Luizetto.

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