Empresa de tecnologia japonesa cria 'bat-sinal' do futuro

A empresa exibiu espirais, borboletas e a silhueta de uma maçã flutuando a poucos metros do sistema de projeção

Fonte: Terra.comAtualizado: segunda-feira, 20 de outubro de 2014 às 16:51

Uma companhia japonesa projetou nesta segunda-feira uma imagem no ar graças a feixes de laser, oferecendo a possibilidade de, no futuro, projetar mensagens no céu tal como fazia o Comissário Gordon para chamar o Batman.

E, como o Bat-sinal que alertava sobre problemas em Gotham City, seus inventores esperam que com o tempo este sistema possa ser usado para alertar as pessoas sobre perigos, como a chegada de um tsunami. Além de poder ser usado em ações de entretenimento e publicidade. 

A empresa de tecnologia Burton exibiu espirais, borboletas e a silhueta de uma maçã flutuando a poucos metros do sistema de projeção.

O dispositivo funciona como, quando uma criança que concentra a luz solar com uma lente de aumento, ele concentra uma intensa luz laser em um pequeno ponto no ar. Desse modo, o aparelho permite a emissão de uma luz branca que parece um cruzamento entre uma pequena explosão e um LED brilhante.

"A principal característica da nossa tecnologia é que podemos concentrar a luz em um ponto e torná-lo a emitir luz onde quisermos", disse Akira Asano, pesquisador e diretor da Burton.

Os pesquisadores disseram que o sistema, além de interessar a anunciantes, poderia ser usado para enviar alertas e avisos de evacuação durante grandes catástrofes naturais já que as mensagens podem ser projetadas dia e noite sem a necessidade de telas.

Essa tecnologia, apresentada em um museu de ciências de Tóquio, pode atualmente mostrar imagens cinco metros acima do dispositivo de projeção, embora o objetivo da empresa seja dobrar essa altura.

 

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições