Evento gratuito da USP ajuda a entender o acelerador de partículas

Evento gratuito da USP ajuda a entender o acelerador de partículas

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:31

Nas últimas semanas, boa parte do noticiário internacional e científico foi tomada por informações sobre o projeto do LHC, também chamado de "Super Acelerador de Partículas". O LHC é um anel subterrâneo com aproximadamente 27km de circunferência, localizado entre a Suiça e a França. O trabalho envolveu cientistas de mais de 80 países e suscitou todo o tipo de sentimentos, do medo à esperança.

Com o objetivo de auxiliar a população a comprrender este projeto e temas da Física que fazem parte do dia-a-dia, a Estação Ciência, em parceria com o Instituto de Física da USP, oferece no dia 4 de outubro, às 15h, evento gratuito do ciclo "Física para Todos".

Ministrado pelo professor Dr. Fernando Silveira Navarra, "Colisões: uma maneira chocante de aprender física de partículas" irá abordar as descobertas que podem surgir das colisões entre prótons e entre núcleos atômicos do acelerador de partículas recém-inaugurado. O evento procurará explicar como funcionam os aceleradores de partículas e descrever os principais resultados obtidos nos últimos trinta anos sobre a estrutura dos núcleos e dos prótons.

Também será discutida a formação de novos estados da matéria a partir dessas colisões, que podem reproduzir o estado em que se encontrava nosso Universo nos primeiros instantes da sua existência.

Serviço

Local: Auditório Ernst Hamburger (190 lugares) da Estação Ciência (Rua Guaicurus, 1394 - Lapa).  

A recomendação etária é a partir de 14 anos.

Mais informações: (11) 3675 8828 / www.eciencia.usp.br

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições