Game ensina o jogador a gerenciar uma indústria de forma sustentável

Game ensina o jogador a gerenciar uma indústria de forma sustentável

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:32

O PVC Game, lançado pelo instituto PVC, é um jogo on-line que permite ao internauta testar sua capacidade de gerenciar uma indústria e produtos, mas tudo de forma sustentável. O jogador deve considerar aspectos sociais, ambientais e econômicos de todo o ciclo de vida de um produto, desde a extração de matérias-primas até a reciclagem.

O cenário do jogo é a cadeia produtiva da PVC. Em cada etapa, o internauta, que é o CEO (Chief Executive Officer) da empresa, vive situações que o levam a um processo de auto-avaliação e aprendizado.

Como Funciona - No início do PVC Game, o CEO recebe 5.000 euros, que devem ser investidos inicialmente na planta de transformação de produtos da PVC. Entre eles: pisos, tubos, conexões, geomembranas, janelas, embalagens, dispositivos médicos e produtos de alta tecnologia. O dimensionamento da fábrica de transformação estará diretamente relacionado à disponibilidade de resinas de PVC e suas matérias-primas.

Depois do investimento inicial, os produtos são colocados à venda, e a empresa passa a gerar recursos próprios que são investidos para torná-la cada vez mais sustentável. O CEO pode investir no aumento da capacidade produtiva, na fabricação de novos produtos, na ampliação da produção de resinas de PVC, em melhorias ambientais, em estudos científicos sobre segurança, em publicidade e em sistemas de coleta seletiva e reciclagem.

O CEO é avaliado pelo governo, por ONG's ambientalistas, consumidores, etc. Ao término do jogo, que simula um período de dez anos, uma avaliação mostra o desempenho da empresa na questão da sustentabilidade, além do desempenho econômico do negócio.

Para conhecer o PVC Game: http://www.institutodopvc.org/pvcgame/

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições