Google compra start-up ligada à empresa adquirida pela Apple

Google compra start-up ligada à empresa adquirida pela Apple

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Google anunciou a compra da desenvolvedora de tecnologia Agnilux, uma start-up criada por engenheiros que trabalhavam na fabricante de chips PA Semi, adquirida pela Apple em 2008 por US$ 278 milhões. A transação não foi divulgada pela gigante das buscas, mas uma fonte ligada à empresa, ouvida pelo site especializado no mercado financeiro Private Equity Hub, confirmou o negócio, sem revelar detalhes.

Ainda não se sabe o que a Agnilux faz, pois os fundadores da empresa querem manter suas atividades em segredo, mas especula-se que os engenheiros deixaram a PA Semi por estarem insatisfeitos com a compra pela Apple. De acordo com o site, os fundadores da start-up já estavam em negociações com Microsoft, Cisco e Texas Instruments para a venda da empresa.

Analistas ouvidos pelo The Wall Street Journal avaliam que a compra da Agnilux é um movimento estratégico do Google para enfrentar a Apple, já que as equipes de desenvolvimento da PA Semi foram responsáveis pela arquitetura interna do iPhone e do badalado iPad. À época da compra da desenvolvedora de chips, a empresa de Steve Jobs declarou que queria alguém para construir microprocessadores exclusivamente para seus produtos móveis, o que, segundo os especialistas, indica que o Google quer usar a empresa para desenvolver arquiteturas exclusivas para seus servidores.

Fontes ligadas à Agnilux acreditam que o Google vai utilizar o know-how da empresa para construir um sistema que integre alguns hardware e software do site de buscas. Segundo essas fontes, o sistema é muito importante para o Google, já que ele pretende lançar o sistema operacional Android e o navegador Chrome para netbooks no segundo semestre. Elas não souberam informar, porém, como a Agnilux será incorporada às operações do Google.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições