Google corrige 13 vulnerabilidades do Chrome e adiciona leitor de PDFs

Google corrige 13 vulnerabilidades do Chrome e adiciona leitor de PDFs

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:05

O Google anunciou na última quinta-feira (02/12) a correção de 13 vulnerabilidades presentes em seu navegador, o Chrome. Além disso, o browser ganhou ainda um leitor de PDFs, que pode servir de alternativa ao tradicional Adobe Reader.

Além disso, o Chrome passa a contar com suporte para a loja de aplicativos Chrome Web Store, o que sugere que a plataforma deve ser lançada muito em breve. Os desenvolvedores tiveram acesso a versões anteriores do Web Store por vários meses, e o Google prometeu apenas que o lançaria publicamente antes do final do ano.

As 13 falhas corrigidas no Chrome, versão 8.0.552.215 estão em uma variedade de componentes, incluindo o histórico do navegador, a indexação de vídeos e a exibição de SVGs, (Vetor de Gráficos Escalonáveis, em português) e animações. Quatro deles são classificados como nível “alto” – o segundo mais grave na escala do Google – enquanto cinco estão atrelados ao nível médio e os outros quatro são rotulados como sendo de baixa gravidade.

O Google pagou ainda quatro mil dólares em prêmios para cinco pesquisadores que reportaram as vulnerabilidades. Desde meados de agosto, a companhia já distribuiu mais de 29 mil dólares em prêmios relativos a descobertas de bugs.

O Google adota ainda a prática de bloquear seu banco de dados de bugs a terceiros, evitando que eles leiam os detalhes técnicos de suas vulnerabilidades. Geralmente, a empresa libera o acesso às falhas apenas semanas ou meses depois, para dar aos usuários tempo para atualizar os programas e evita que tais dados venham se tornar útil aos hackers ou crackers.

Visualizador de PDFs

O visualizador de PDFs que foi inserido no Chrome processa documentos neste formato também em páginas baseadas em HTML e não requer o plug-in gratuito do Adobe Reader ou qualquer uma das alternativas.

Além disso, o recurso opera dentro do sistema sandbox, presente também em todo o sistema do Chrome. Dessa forma, ele isola os processos que estão rodando no navegador, o que dificulta a ação do malware de infectar o browser ou o PC.

Atualizações

A atualização desta quinta-feira para a versão 8 foi liberada pouco mais de seis semanas após o Google apresentar um canal estável do Chrome 7. Anteriormente, a empresa disse que vai atualizar o browser em um período que pode variar entre seis e oito semanas.

No mês passado, a consultoria Web Analytics Net Applications informou que o Google vem adotando uma política “silenciosa” em seu navegador. Ao contrário de outros browsers, o Chrome ganha updates automáticos, sem nenhuma interação com o usuário. Logo, a previsão é que a versão 8 esteja funcionando para a maioria dos usuários em , no máximo, duas semanas.

Na última quarta-feira (01/12), o Google atualizou o Windows dev Chrome (voltado à desenvolvedores) para incluir um recurso que protege os usuários de vulnerabilidades no Adobe Flash Player.

No início desta semana, a Net Applications informou que a participação global do Chrome no mercado de navegadores situa-se em 9,3%.    

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições