Google perde Verizon e muda planos para smartphone Nexus One

Google perde Verizon e muda planos para smartphone Nexus One

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:25

O Google anunciou que não planeja mais oferecer uma versão de seu celular inteligente Nexus One para a rede da Verizon Wireless, e alterou seus planos de distribuição no Reino Unido, enfatizando os desafios que a empresa de buscas na internet precisa enfrentar ao se expandir para o mercado de telefonia móvel.

A decisão representa um revés para o Google em seus planos para conquistar espaço no setor de comunicação móvel e, consequentemente, redefinir as práticas do setor, disseram analistas. A decisão surgiu quatro meses depois que a companhia apresentou o Nexus One, com grande alarde.

Analistas afirmaram que as mudanças teriam pouco impacto financeiro em curto prazo para o Google, já que as vendas do Nexus One não afetam os resultados do maior serviço mundial de buscas, que no ano passado derivou da publicidade 97% de sua receita de US$ 23,7 bilhões.

Mas alguns analistas dizem que o fato de o celular não ser oferecido pela Verizon Wireless, a maior rede de telefonia móvel dos Estados Unidos, poderia significar que existem tensões entre o Google e empresas estabelecidas do setor de telefonia móvel.

O Google "além de tudo fez inimigos" ao se expandir para o setor de celulares inteligentes, disse Sameet Sinha, analista da JMP Securities. Google e Verizon Wireless afirmaram que o relacionamento entre ambas continua forte.

O smartphone

O Nexus One, celular com tela sensível a toque e acionado pelo sistema operacional Google Android, foi desenvolvido em parceria com a fabricante de celulares HTC e é o primeiro bem de consumo eletrônico que o Google vendeu diretamente ao público. O aparelho surgiu em um momento de intensificação da concorrência entre Google e Apple, fabricante do iPhone.

Ao vender um celular próprio, o Google parecia estar se posicionando para concorrer com os fabricantes estabelecidos de celulares e operadoras de telefonia móvel que havia procurado inicialmente como parceiros para vender aparelhos equipados com seu software Android.

O Nexus One foi lançado pouco depois que Verizon e Motorola iniciaram uma grande campanha de marketing para o Motorola Droid, um celular equipado com o Android.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições