Google Street View mostra estádios da Copa

Google Street View mostra estádios da Copa

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

A três dias do início da Copa do Mundo de 2010, o Google lançou hoje, dentro do modelo Street View, a sequência de imagens panorâmicas dos dez estádios da África do Sul, como o Soccer City , em Joanesburgo, o Peter Mokaba , em Polokwane, e o Moses Mabhida , em Durban. Por meio do programa Google Earth ou do site do Google Maps, é possível percorrer os arredores dos estádios e inclusive "passear" por dentro de alguns deles.

Para fazer as fotos em 360 graus desses locais, o Google contou com um grupo de ciclistas equipados com câmeras especiais. Geralmente as imagens do Street View, inclusive as de ruas da África do Sul que já estão disponíveis, são feitas com carros. As fotos dos estádios sul-africanos já estão sendo coletadas há alguns meses, segundo Yonca Brunini, diretor de marketing do Google para o Sul e Leste Europeu, Oriente Médio e África.

Para ver as arenas da Copa do Mundo pelas lentes do Street View do Google, basta navegar pelo Google Maps pela cidade e arrastar o bonequinho amarelo que fica à esquerda para o local que deseja percorrer. Uma página especial que agrupa todos os estádios também foi montada para facilitar a vida dos internautas apaixonados por futebol.

Modelos em 3D

Além de fotos, o Google reconstruiu os dez estádios da África do Sul em modelos 3D, que podem ser vistos pelo Google Earth. Junto com os estádios, milhares de prédios também foram projetados por todo o país, para que os internautas "possam perceber por que a África do Sul está recebendo as atenções do mundo", nas palavras de Bruce Polderman, gerente de produtos do Google SketchUp. Um "tour" que percorre todos os estádios pode ser baixado aqui . Para abrir é necessário ter o Google Earth ou o plugin do Google Earth View instalado no computador.

Ainda no Google Earth, é possível acompanhar as etapas de construção dos estádios da Copa. Como a maior parte deles não existia até alguns anos atrás, as fotos de satélite disponíveis no aplicativo mostram todo o processo. Para isso, basta ativar a camada "Historical Imagery", e navegar na barra que indica os anos em que as fotos foram tiradas.

Doodle

Para o dia 11 de julho, data da final da Copa, o Google está programando a exibição de um doodle - como são chamadas as logos comemorativas - com o tema "Eu amo futebol". O desenho do doodle virá de um concurso mundial, do qual dezenas de milhares de crianças, de 17 países diferentes, participaram.

Por enquanto, o Google traz uma brincadeira nas páginas de resultados para determinadas buscas. Ao procurar por termos como " world cup ", " world cup 2010 ", " copa del mundo " ou " wc 2010 ", além da programação dos primeiros jogos e a lista dos grupos da Copa, a ferramenta traz a palavra "Gol" no rodapé da página, em substituição ao "Google" que indica a quantidade de páginas de resultados.

Postado por: Cristiano Bitencourt

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições