Hoje é o dia de desistir do Facebook. Você vai fazer isso?

Hoje é o dia de desistir do Facebook. Você vai fazer isso?

Fonte: Atualizado: sábado, 29 de março de 2014 às 03:24

Esta segunda-feira (31/5) será um dia em que a maior rede social do mundo pode sofrer uma baixa considerável em seu número de usuários. Isso porque hoje é o Quit Facebook Day, onde os participantes da página foram conclamados a abandonar o Facebook em protesto às falhas nas configurações de privacidade encontradas no site nas últimas semanas. Mas será que o movimento realmente vai dar certo?

Na última sexta-feira (28/5), menos de 24 mil usuários do Facebook tinham se comprometido a sair do serviço. Para analisar melhor esses dados, o Facebook tem atualmente quase 500 milhões de usuários ativos. Então, esse valor representa que cerca de 0,005 % de todos os usuários da rede estão realmente incomodados com as configurações de privacidade do Facebook. E até o momento, de acordo com o próprio site do Quit Facebook..., pouco menos de 27 mil pessoas aderiram à campanha.

Já um recente estudo da empresa de segurança Sophos mostrou recentemente que pelo menos 60% dos usuários estavam pensando em abandonar a rede. Então, quem pode dizer o que realmente pensam as pessoas?

Diante disso fica a pergunta, com toda a repercussão sobre o Facebook e as contestadas políticas de privacidade , você acha que hoje (31/5), o anunciado  Quit Facebook Day  será um hit entre os milhões usuários do Facebook?

É possível, é claro, que o número de desistentes do Facebook aumente consideravelmente, nesta segunda-feira, já que o protesto tende a se espalhar pela web. Mas a falta de interesse, até agora, é um indício da indiferença dos usuários pelo debate sobre a privacidade em curso, mesmo que que ele tenha provocado críticas de advogados e legisladores americanos.

Na semana passada, após as críticas, o CEO do Facebook, Mark Zuckerberg, respondeu anunciando uma revisão das ferramentas de privacidade, mais notavelmente um conjunto simples de controles de compartilhamento de informações.

Seria coincidência o Facebook revisar as políticas de privacidade dias antes do Quit Facebook Day? É possível, mas é importante manter um pouco de desconfiança.

O Facebook permite que você escolha como controlar os seus dados, mas elas não são escolhas adequadas. Nós achamos que o Facebook não tem respeito por você ou por seus dados, principalmente para o futuro, diz a página do Quit Facebook Day.

Os organizadores do Quit Facebook Day, Joseph Dee e Mateus Milan, ambos de Toronto, não foram encontrados  para comentar.

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições