IBGE: Preço em queda incentiva a venda de microcomputadores

IBGE: Preço em queda incentiva a venda de microcomputadores

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 10:17

  A pesquisa mensal sobre vendas do comércio, divulgada nesta quarta-feira, 11/8, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostra que a queda no preço dos microcomputadores, além das facilidades de financiamento, foi decisiva no resultado positivo do varejo, tanto no mês, quanto no acumulado do primeiro semestre deste ano.

Segundo o IBGE, o segmento de equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação obteve acréscimo no volume de vendas, em junho, da ordem de 23,2% sobre igual mês do ano anterior e taxas acumuladas no semestre de 25,8% e nos últimos 12 meses de 15,3%.

“Trata-se da atividade com o maior patamar de crescimento este mês. Dentre os fatores que vêm determinando este desempenho, destaca-se a redução de preços de produtos do gênero – o item microcomputadores teve redução de -7,8% nos últimos 12 meses segundo o IPCA, por exemplo –, conjugada com facilidades de financiamento e a crescente importância que os produtos de informática e comunicação vêm tendo nos hábitos de consumo das famílias.”

A venda de computadores cresceu 20% no primeiro semestre deste ano, atingindo 6,2 milhões de unidades. Do total comercializado, 3,2 milhões de unidades foram desktops, o que representa uma pequena redução, de 1%, em relação aos seis primeiros meses de 2009. Já os portáteis – notebooks e netbooks – apresentaram crescimento de 54%, chegando a 3 milhões de unidades no semestre. A Abinee prevê que as vendas de PCs, em 2010 deverão atingir cerca de 14 milhões de unidades.

Postado por: Thatiane de Souza Silva

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições