IBM usa metal líquido para dar energia e resfriar processador

IBM usa metal líquido para dar energia e resfriar processador

Fonte: Atualizado: sábado, 31 de maio de 2014 às 09:21

Cientistas da IBM descobriram um meio de usar metal líquido para, ao mesmo tempo, dar energia e resfriar os processadores utilizados tanto em PCs quanto em celulares e tablets. A medida, de acordo com a empresa, permitirá a fabricação de componentes menores, mais eficientes em termos de energia e com maior capacidade de processamento. De acordo com a revista "New Scientist", cientistas do laboratório da IBM em Zurique, na Suíça, afirmam que a inspiração para o desenvolvimento da tecnologia veio do cérebro humano. "O nosso cérebro é 10 mil vezes mais denso e eficiente do que qualquer computador hoje. Isto só é possível porque ele utiliza uma rede de vasos capilares e veias extremamente eficientes para transportar energia e calor ao mesmo tempo", disse Bruno Michel, cientista da IBM.

Para criar o sistema que utiliza metal líquido, no caso o vanádio, no chip, os pesquisadores colocaram placas de silício umas sobre as outras, como a Intel já fez com os processadores Ivy Bridge, que serão lançados em 2012, para criar um processador tridimensional. A IBM criou canais entre as placas que permitem que o metal circule por todo o chip, conduzindo eletricidade e retirando o calor quando o vanádio perde sua carga.

Ainda não há previsão para o lançamento do chip da IBM.        

Este conteúdo foi útil para você?

Sua avaliação é importante para entregarmos a melhor notícia

Siga-nos

Mais do Guiame

O Guiame utiliza cookies e outras tecnologias semelhantes para melhorar a sua experiência acordo com a nossa Politica de privacidade e, ao continuar navegando você concorda com essas condições